O Governo da Namíbia vai abrir fronteiras aos angolanos, de acordo com uma diretiva emitida recentemente pelo Ministério de Assuntos Internos, Segurança e Proteção. Este documento foi enviado a todos os supervisores nas fronteiras, aos diretores do referido ministério e ao Inspetor geral da Polícia da Namíbia, Sebastian Ndeitunga.
“Os nacionais angolanos, particularmente aqueles classificados como residentes da fronteira com a Namíbia, teriam permissão legal para entrar na Namíbia com a condição de procurar atendimento médico, o que também significaria visitar o hospital, comprar medicamentos ou ser examinado”, pode ler-se.
“Os pacientes devem entrar na Namíbia e sair daí pelos pontos de entrada legalmente designados, onde os agentes de fronteira de ambos os países administrariam essas entradas e saídas”, informa ainda.
Foi igualmente pedido aos pacientes que tenham os cartões de febre amarela e documentos de viagem válidos, como passaportes e passes de fronteira, sendo recomendado a todos os angolanos que procuram entrada para se apresentarem para triagem pelas autoridades de saúde fronteiriças da Covid-19, de maneira a ser analisado se o perfil é apropriado e a necessidade de uma possível quarentena.
O Governo namibiano fechou todas as fronteiras no passado mês de março para prevenir-se do novo coronavírus, deixando passar apenas bens essenciais.