Novo presidente da RCA em Luanda para reforço de relações

O Presidente da República Centro Africana (RCA), Faustin Touadéra, visitou Luanda, em trabalho, depois de ter passado já pela Guiné Equatorial, Chade e República Democrática do Congo.

O novo presidente da RCA foi recebido no aeroporto internacional 4 de Fevereiro pelo ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, não tendo sido divulgada a sua agenda de trabalhos.

Faustin Touadéra foi o vencedor na segunda volta das eleições presidenciais da RCA, realizadas em 14 de Fevereiro passado, com 62,71% dos votos.

Com a eleição de Faustin Touadéra, a presidente Catherine Samba-Panza cessa a sua função no governo de transição, assumido em Janeiro de 2014, depois da renúncia de Michel Djotodja pressionado interna e externamente com o agravamento do clima de violência inter-religiosa na RCA, iniciado em finais de 2013, opondo milícias cristãs e muçulmanas.

Em 2014, Angola disponibilizou à RCA um apoio financeiro de 9 milhões de euros para o governo de transição para minimizar a grave a crise humanitária vigente na altura.

O presidente José Eduardo dos Santos, na sua mensagem de felicitação à vitória de Faustin Touadéra, manifestou o desejo de fortalecer os laços de amizade e de cooperação com a RCA.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Cabo Verde: MpD congratula-se com distinção de país africano mais livre

Cabo Verde: MpD congratula-se com distinção de país africano mais livre

O Movimento para a Democracia (MpD) regozijou-se nesta segunda-feira, 30 de janeiro, pelo facto de Cabo Verde ter recebido a…
Moçambique: Nyusi dirige abertura oficial do ano letivo

Moçambique: Nyusi dirige abertura oficial do ano letivo

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, vai dirigir a abertura oficial do ano letivo nesta quarta-feira, 01 de fevereiro. …
Timor-Leste e ASEAN traçam linhas de adesão em Jacarta

Timor-Leste e ASEAN traçam linhas de adesão em Jacarta

O Governo timorense informou nesta terça-feira, 31 de janeiro, que Timor-Leste e os países-membros da Associação de Nações do Sudeste…
Angola: BD elege novo vice-presidente

Angola: BD elege novo vice-presidente

O Conselho Nacional do Bloco Democrático (BD) elegeu Nelson Guerra Pestana para vice-presidente do partido. Justino Pinto de Andrade deixa…