O Presidente da República Centro Africana (RCA), Faustin Touadéra, visitou Luanda, em trabalho, depois de ter passado já pela Guiné Equatorial, Chade e República Democrática do Congo.
O novo presidente da RCA foi recebido no aeroporto internacional 4 de Fevereiro pelo ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, não tendo sido divulgada a sua agenda de trabalhos.
Faustin Touadéra foi o vencedor na segunda volta das eleições presidenciais da RCA, realizadas em 14 de Fevereiro passado, com 62,71% dos votos.
Com a eleição de Faustin Touadéra, a presidente Catherine Samba-Panza cessa a sua função no governo de transição, assumido em Janeiro de 2014, depois da renúncia de Michel Djotodja pressionado interna e externamente com o agravamento do clima de violência inter-religiosa na RCA, iniciado em finais de 2013, opondo milícias cristãs e muçulmanas.
Em 2014, Angola disponibilizou à RCA um apoio financeiro de 9 milhões de euros para o governo de transição para minimizar a grave a crise humanitária vigente na altura.
O presidente José Eduardo dos Santos, na sua mensagem de felicitação à vitória de Faustin Touadéra, manifestou o desejo de fortalecer os laços de amizade e de cooperação com a RCA.