Presidenciais Angola: CNE recebe dados provisórios do registo eleitoral

O Ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, entrega esta terça-feira à Comissão Nacional Eleitoral (CNE), o Ficheiro Informático dos Cidadãos Maiores (Ficim) que contem os dados provisórios relativos aos cidadãos registados no processo eleitoral que terminou a 31 de março. Os dados serão posteriormente utilizados pela CNE para mapear as assembleias de voto e produzir os cadernos leitorais.

Estes dados são provisórios, porque se encontra ainda a decorrer o teste de eventuais registos duplos. Para além disso, os dados só poderão ser considerados definitivos, até quinze dias após a convocação oficial das eleições por parte do Presidente da República José Eduardo dos Santos. O presidente poderá fazer essa convocação, por lei, até 26 de junho.

Decorre também até 19 de abril, o período de reclamações e consulta de dados de eleitor, para os cidadãos que se registaram pela primeira vez entre 2016 e 2017.

Para a gestão do Ficheiro Informático dos Cidadãos Maiores (Ficim), a CNE vai contratar uma empresa privada para assegurar “a produção dos cadernos eleitorais, o credenciamento dos agentes eleitorais, os mapeamentos de assembleias de voto, o sistema de informação ao eleitor, o fornecimento do material de votação e soluções tecnológicas para as eleições gerais”, refere o site de notícias Ver Angola.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

FMI elogia desempenho económico de Moçambique

FMI elogia desempenho económico de Moçambique

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, partilhou que Moçambique está a fortalecer as suas instituições e que…
FMI avisa que Ucrânia necessita de 42 mil milhões de euros

FMI avisa que Ucrânia necessita de 42 mil milhões de euros

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, declarou que a Ucrânia vai necessitar de um apoio orçamental de…
António Guterres lamenta impacto "limitado e às vezes nulo" de promessas de Israel

António Guterres lamenta impacto "limitado e às vezes nulo" de promessas de Israel

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, considera “limitado e às vezes nulo” o impacto dos compromissos assumidos…
Macau: Passagens automáticas facilitam entrada de portugueses

Macau: Passagens automáticas facilitam entrada de portugueses

As autoridades de Macau anunciaram que, a partir de amanhã, as passagens fronteiriças vão ser alargadas a quem for titular…