Foi assinado, em Buenos Aires, o “Acordo de Cooperação Antártica” entre o Brasil e a Argentina com o propósito de “institucionalizar e estimular o aprofundamento da cooperação bilateral em assuntos antárticos”. A assinatura decorreu no âmbito da oficial do presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, ao país vizinho, no dia 23.
O Acordo confere marco legal para que os governos de Brasil e Argentina deem seguimento a atividades conjuntas e otimizem o emprego de recursos humanos e materiais, particularmente em operações logísticas e em atividades de pesquisa científica interdisciplinar na Antártida.
Ambos os países integram o restrito grupo de 29 nações com status de Parte Consultiva do Tratado da Antártida, que regula as atividades da comunidade internacional no Continente.
O Ministério das Relações Exteriores afirma seguir comprometido com o fortalecimento do Sistema do Tratado Antártico (STA) e vai colaborar, no escopo das suas atribuições, para o “continuado êxito” do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).
Ígor Lopes