Banco Mundial

Banco Mundial prevê crescimento das economias dos PALOP

O Banco Mundial prevê um crescimento económico em 2021 para quase todos os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). A exceção é a Guiné Equatorial, que deverá manter a recessão dos últimos anos em 2021 e também em 2022. 

No relatório sobre as Perspetivas Económicas Globais pode ler-se que a economia de Angola deverá subir 0,9%, após ter sofrido pelo quinto ano consecutivo de recessão em 2020. 

  Cabo Verde deverá recuperar igualmente da queda de 11% do ano passado. Em 2021 poderá ter uma retoma de 5,5%. 

Ainda de acordo com o Banco Mundial, a Guiné Equatorial teve um crescimento económico negativo de 9% no ano passado. Agora deverá manter-se no vermelho, com a riqueza a cair 2,8% este ano e 1,2% em 2022. 

Quanto à Guiné-Bissau, com uma expansão de 3% este ano e 4% em 2022, recuperará da descida de 2,4% no ano passado. 

Está também previsto que o mesmo aconteça com Moçambique. Após uma ligeira contração de 0,8% em 2020, o país regista este ano um crescimento de 3% e de 4% em 2022. 

Banco Mundial estima também que São Tomé e Príncipe recupere da queda de 6,5% em 2020 e alcance um crescimento de 3% este ano e de 5,5% em 2022. 

Os países mais atingidos pela pandemia da Covid-19 acabaram por ser os exportadores de petróleo, Angola e Guiné Equatorial, e ainda os dependentes do turismo, como Cabo Verde ou São Tomé e Príncipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola e Áustria assinalam 40 anos de cooperação

Angola e Áustria assinalam 40 anos de cooperação

Angola e Áustria celebraram em Viena, capital austríaca, o 40º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre ambos os países. O evento contou com a…
Investigadores desenvolvem técnica inovadora que alivia a dor sem efeitos colaterais

Investigadores desenvolvem técnica inovadora que alivia a dor sem efeitos colaterais

Investigadores desenvolveram um método de estimulação completamente novo, usando microeletrodos ultrafinos, para combater a dor intensa. Esta técnica proporciona um…
Timor-Leste acolhe na próxima semana observadores da UE para eleições

Timor-Leste acolhe na próxima semana observadores da UE para eleições

O Diretor-Geral do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) de Timor-Leste, Acilino Branco, declarou que uma delegação da União Europeia…
Moçambique: Tropas da SADC resgataram 47 civis em Quissanga

Moçambique: Tropas da SADC resgataram 47 civis em Quissanga

A Força em Estado de Alerta da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, na sigla inglesa) resgatou 47 civis que…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin