Brasil: BNDES aprovou financiamento para a Embraer produzir e exportar aviões

O Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES) do Brasil aprovou um financiamento à Embraer S.A. para a produção e exportação de aeronaves comerciais fabricados pela empresa brasileira. A operação, que ronda os cerca de R$ 2,2 mil milhões, cerca de 440 milhões de euros, irá acontecer por meio do BNDES Exim Pré-embarque, uma linha de crédito direto deste banco para a produção de bens nacionais destinados à exportação, porém, a consumação do financiamento está sujeita, dentre outros “ao cumprimento de condições prévias fixadas pelo BNDES e à assinatura do respetivo contrato”.

O diretor do BNDES, Bruno Aranha, referiu que essa operação é importante para a retomada da produção de aeronaves pela Embraer nos patamares pré-pandemia de Covid-19 e reforçam a parceria estratégica entre o BNDES e a Embraer, iniciada em 1997, “consolidando o apoio do BNDES à indústria aeronáutica e à exportação de aeronaves brasileiras”.

“A longevidade da parceria entre Embraer e BNDES ilustra a solidez dessa relação que estimula as exportações do Brasil e beneficia a sociedade como um todo. Em conjunto com outras ações que estamos realizando junto às instituições financeiras brasileiras e internacionais esta operação reforça a nossa credibilidade para acesso a recursos financeiros que vão contribuir para a execução do nosso plano de crescimento”, disse António Carlos Garcia, CFO da Embraer.

Segundo esta entidade brasileira, “o setor da aviação é considerado estratégico devido à alta tecnologia envolvida, ao emprego de mão de obra qualificada e à capacidade de gerar inovações com impactos positivos na economia do país, além de ser uma indústria relevante para garantia da soberania nacional por meio dos produtos de defesa. O Brasil é um país que possui capacidade para projetar, fabricar e exportar mundialmente aeronaves comerciais, executivas, de defesa e agrícola”.

Segundo informações desta instituição financeira, “em 1997, foi o ano em que o BNDES começou a apoiar a Embraer e já financiaram cerca de US$ 25 mil milhões em exportações de aeronaves da empresa, viabilizando a produção e exportação de mais de 1.275 unidades para companhias aéreas ao redor do mundo”.

Desde que foi fundada em 1969, a Embraer já entregou mais de oito mil aeronaves. Em média, a cada dez segundos uma aeronave fabricada pela Embraer descola em algum lugar do mundo, a transportar mais de 145 milhões de passageiros por ano. Esta empresa, que opera também em Portugal, é a principal fabricante de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

Ígor Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Governo informou ANA que pretende que a concessionária prepare a candidatura ao Novo Aeroporto de Lisboa

Governo informou ANA que pretende que a concessionária prepare a candidatura ao Novo Aeroporto de Lisboa

Objetivo é assegurar competitividade das taxas aeroportuárias e limitar extensão da concessão Em cumprimento dos prazos contratualmente previstos, o Governo…
Cientistas definem melhores práticas para infraestruturas face a incêndios rurais

Cientistas definem melhores práticas para infraestruturas face a incêndios rurais

Os grandes incêndios florestais que têm assolado Portugal e o mundo mostram a urgência de novas abordagens em segurança e…
Festa do 36º Aniversário do Teatro da Garagem, no Teatro Taborda

Festa do 36º Aniversário do Teatro da Garagem, no Teatro Taborda

FESTA DO 36º ANIVERSÁRIO DO TEATRO DA GARAGEM23 DE JANEIRO | QUI | 21:00-01:00 | ENTRADA LIVRELANÇAMENTO DE LIVRO COM…
Professor e escritor Fábio Antônio Gabriel lança novo livro: “Mediação — Fundamentos e Práticas Educativas”

Professor e escritor Fábio Antônio Gabriel lança novo livro: “Mediação — Fundamentos e Práticas Educativas”

O professor, investigador e escritor Fábio Antônio Gabriel, com diversos livros publicados, entre ensaios e coletâneas, lançou recentemente “Mediação —…