Brasil: Governador do Rio de Janeiro cria grupo para monitorizar e evitar ataques de vândalos

Claudio Castro, governador do Estado do Rio de Janeiro, no Brasil, esteve em Brasília com governadores e representantes das 27 unidades federativas e os presidentes da República e do Supremo Tribunal Federal, num ato em “defesa da democracia e do Estado de Direito”. A reunião aconteceu no dia 9, um dia após os ataques de vandalismo e as invasões ao Congresso Nacional, ao Palácio do Planalto e ao STF.

“É um momento importante para mostrar maturidade política dos governadores que vieram em massa em apoio suprapartidário à democracia e às instituições. O país precisa ser unificado e os governadores deram um sinal de união federativa”, afirmou Cláudio Castro.

Ao fim do encontro, que não contou com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, que estava a acompanhar o caos provocado pelas chuvas no Estado, os participantes seguiram a pé até a sede do Supremo Tribunal Federal para verificar os danos ao património. No prédio histórico, principalmente o interior e o plenário foram praticamente destruídos.

Cláudio Castro também reuniu a cúpula de Poderes do Estado e criou um grupo de trabalho com representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário para monitorizar, em tempo real, vias e prédios públicos e privados.

O governador reuniu ainda os secretários de Estado no Centro Integrado de Comando e Controlo (CICC) e determinou às forças de segurança que “sigam monitorizando as movimentações no Rio de Janeiro para impedir qualquer ação contra o património público e privado do Estado”.

Ígor Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Timor-Leste: Governo prolonga validade dos passaportes 

Timor-Leste: Governo prolonga validade dos passaportes 

O Governo timorense aprovou nesta quarta-feira, 29 de março, o prolongamento extraordinário do prazo de validade dos passaportes eletrónicos. Os…
Cabo Verde: Hotelaria já ultrapassou valores pré-pandemia

Cabo Verde: Hotelaria já ultrapassou valores pré-pandemia

A hotelaria de Cabo Verde registou mais de 835 mil hóspedes em 2022. Este valor corresponde a um acréscimo acentuado de…
Moçambique procura experiência da Holanda em governação e eleições

Moçambique procura experiência da Holanda em governação e eleições

Uma delegação composta por representantes dos três partidos com assento na Assembleia da República de Moçambique realizou esta semana uma…
Ucrânia vai receber empréstimo de 14,3 mil milhões de euros do FMI

Ucrânia vai receber empréstimo de 14,3 mil milhões de euros do FMI

A direção executiva do Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou o empréstimo de 15,6 mil milhões de dólares (cerca de 14,3…