O governador do Estado do Rio de Janeiro, no Brasil, Cláudio Castro, iniciou uma série de agendas oficiais em Nova Iorque, nos Estados Unidos, com o objetivo de atrair investimentos para o Estado fluminense. Castro fechará parceria com a Nasdaq e a Global Environmental Asset Platform (Geap) para a criação de plataforma de negociação de créditos de carbono e participará em reuniões com empresários de diferentes setores.
“O Rio de Janeiro está em pleno crescimento. Com as políticas públicas que temos implementado há dois anos, atraímos grandes empresas nacionais e internacionais. Algumas são referências no mundo, como a Amazon, a mexicana Kavak, a indiana EPL, a japonesa Nissan, entre outras. Está previsto um incremento para os próximos quatro anos e a missão governamental em Nova Iorque é fundamental para garantir a chegada de outras grandes empresas e a geração de renda e emprego para a população”, ressaltou Cláudio Castro.
Na passada segunda-feira, dia 16, o governador e a comitiva do Governo do Estado participaram na National Retail Fair, maior feira de varejo do mundo e num encontro com mais de 40 empresas e sindicatos associados à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ).
Hoje, dia 17, Castro assina o Memorando de Entendimento com a Nasdaq e a Geap para formalizar a criação da plataforma de ativos ambientais, que será apresentada também para a Câmara de Comércio Brasil – Estados Unidos. No dia seguinte, a comitiva encontra potenciais investidores no Council of the Americas, conselho que promove o livre comércio e mercados abertos nas Américas.
Já na quinta-feira, a missão governamental apresentará oportunidades de negócios no Estado do Rio para a XP Investimentos, que reunirá empresários de vários setores da economia. No mesmo dia, o governador discute com a Pnuma/Unep (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) temas como cidades resilientes, mudanças climáticas e Rio 2030. No último dia, na sexta-feira, Cláudio Castro abrirá um evento realizado pela Fecomércio, no contexto da sua participação na Retail’s Big Show.
Ígor Lopes