Brasil: Parlamento brasileiro quer discurso virtual de Presidente ucraniano na Câmara

O deputado federal José Nelto (Podemos-GO) apresentou requerimento para que o Ministério das Relações Exteriores viabilize um discurso virtual do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a ser feito em sessão solene no Congresso Nacional.


No documento enviado ao ministro Carlos Alberto Franco França, o deputado citou a invasão da Rússia ao país, episódio que deu origem a uma guerra que já se arrasta há um mês. Na justificativa, defendeu que o parlamento brasileiro deve tomar o real conhecimento acerca da situação da Ucrânia, a fim que seja exigido do governo federal medidas mais firmes contra países que atentam contra a democracia. 


“É importante que o Congresso Brasileiro possa convidar o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelesnky, para que faça discurso virtual à nação Brasileira, que por sua vez tomará real conhecimento acerca da situação vivenciada naquele país, em especial, para que exija do Governo Brasileiro sanções mais firmes em desfavor de todo e qualquer governo que atente contra a democracia”, afirmou.


O parlamentar diz ainda que é de suma importância manifestar apoio ao povo da Ucrânia, que bravamente vem lutando para manter a democracia, como fez os Congressos dos Estados Unidos e do Canadá.


“Até o momento, são milhões de refugiados, além de milhares de mortos e feridos e somente o presidente Ucraniano poderá informar, efetivamente, o número de pessoas vitimadas por esse lamentável conflito provocado pela Rússia”.


Também foi apresentada solicitação para uma Comissão Geral durante sessão Plenária da Câmara a fim de debater o apoio da comunidade brasileira à Ucrânia.


No documento, José Nelto requer ainda a presença de representantes da comunidade ucraniana no Brasil, como a Embaixada da República da Ucrânia no Brasil, Sociedade Ucraniana do Brasil, Sociedade dos Amigos da Cultura Ucraniana, Sociedade Unificação, Associação da Juventude Ucraíno-Brasileira, Igreja Ucraniana Católica do Brasil, Igreja Ortodoxa Ucraniana do Brasil e para o Museu do Milênio de Prudentópolis.


Para viabilizar o pedido de uma Comissão Geral, é necessário conseguir a assinatura de, no mínimo, 171 parlamentares. 


Carlos Vasconcelos

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Cabo Verde: PAICV comenta abandono da barragem de Canto de Cagarra

Cabo Verde: PAICV comenta abandono da barragem de Canto de Cagarra

Os deputados do PAICV eleitos por Santo Antão alertaram nesta quinta-feira, 05 de janeiro, para a situação de abandono da…
Mães e crias em migrações pouco pacíficas

Mães e crias em migrações pouco pacíficas

Uma mãe e a sua cria nadam, lado a lado, ao longo da costa numa zona de águas baixas. Depois…
Angola: FNLA fala de planos para 2023

Angola: FNLA fala de planos para 2023

O líder da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), Nimi a Nsimbi, comentou as atividades relevantes para este ano de…
Moçambique: PRM dá nota positiva ao balanço da quadra festiva

Moçambique: PRM dá nota positiva ao balanço da quadra festiva

Decorreu ontem, 05 de janeiro, em Maputo, a reunião de balanço da quadra festiva, à qual os representantes da Polícia…