A Polícia Civil do Rio de Janeiro, no Brasil, prendeu na última semana, aquele que é considerado o principal fornecedor de armas de uma fação criminosa que atua no Estado fluminense. O acusado é primo de uma das lideranças da organização criminosa. A prisão foi feita durante uma operação por parte de agentes da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG). O acusado foi detido na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, após trabalho de inteligência e monitoramento.
De acordo com as investigações, o autor passava-se por um latifundiário bem-sucedido para ocultar as atividades ilegais mas na verdade, é um traficante que articula a compra de munições vindas dos Estados Unidos para as comunidades dominadas pela fação.
Segundo informações das autoridades brasileiras, em 2018, este mesmo criminoso chegou a ser preso em flagrante após ser abordado quando estacionava um veículo ligeiro com matrícula adulterada, em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro. Este criminoso também teria sido o mentor de um grande roubo a uma rede de lojas no município de Iguaba Grande, na Região dos Lagos, em janeiro de 2020.
Contra o foragido existia um mandado de prisão condenatória por roubo, estelionato e recetação. De acordo com as investigações, na sua já extensa ficha criminal, também figuram anotações por tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, entre outras.
Ígor Lopes