Brasil: Saiba o valor do prejuízo no Congresso Nacional após a invasão de manifestantes

Os danos causados no Palácio do Congresso Nacional, no Brasil, após os atos de vandalismo no último domingo, dia 8, somaram milhares de euros em prejuízos.

Por conta da invasão, determinadas áreas foram afetadas, como a Rampa do Congresso Nacional, a Plataforma superior – área das cúpulas, a Varanda frontal do Congresso, o Salão Negro, o Branco (Chapelaria) e o Verde, o Plenário Ulysses Guimarães, o Hall das Secretarias, os Corredores das lideranças, os pisos inferior e superior, a Sala do Colégio de Líderes e a Liderança do PT e a do PSDB. Deste modo, a invasão não afetou os outros prédios do complexo arquitetónico da Câmara, Anexo I, II, III e IV.

O principal dano causado foram os vidros partidos nas fachadas e internamente, sendo a área preliminar levantada de 704,00m², com o custo estimado de 100 mil reais, cerca de 20 mil euros.

O tapete do Salão Verde também foi danificado, com diversas áreas queimadas, inundação provocada pelo uso de hidrantes pelos manifestantes, havendo a reposição de aproximadamente 100,00m², e com disponibilidade de material para reposição na Casa, com o custo estimado em 20 mil reais, cerca de quatro mil euros, somete de material.

No Colégio de Líderes, foram danificados dois monitores do painel de vídeo wall, custo estimado em 10 mil reais, cerca de dois mil euros.

As Lideranças tiveram pelo menos três televisões danificadas, com estimativa de dois mil reais cada, cerca de 400 euros cada. Diversos equipamentos, computadores e telefones ainda não avaliados em razão do impedimento por causa da perícia da polícia Federal.

Das obras de arte, foi avariado o muro artístico do artista Athos Bulcão no Salão, danificado um dos seus módulos, sem estimativa de custo para reparo, que deve ser feito pela equipa do Centro Cultural.

Foram extraviados ou danificados presentes protocolares, que estavam expostos na vitrina do Salão Verde.

Assim, o total possível de ser avaliado até o momento é de 3.039.100 de reais, pouco mais de 600 mil euros, porém, fontes governamentais referem que ainda não foram levantados os custos com a mão de obra e material necessários à limpeza dos ambientes e reparos emergenciais, como da rede elétrica da plataforma superior do Palácio do Congresso.

Outros bens danificados também não constam desta relação, como mesas de vidro do Salão Verde e da liderança do MDB, cadeiras do Colégio de Líderes, cadeiras operacionais das lideranças do PSDB, do PT e do MDB, mesa de telefone do Colégio de Líderes.

Ígor Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Ucrânia pede mais sistemas de defesa aérea ao Ocidente

Ucrânia pede mais sistemas de defesa aérea ao Ocidente

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, solicitou mais sistemas de defesa aérea aos países ocidentais nesta quarta-feira,…
Israel declara o Líbano como zona de guerra

Israel declara o Líbano como zona de guerra

As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla inglesa) avisaram que o Hezbollah está a tentar infiltrar-se em território…
Síria: Travar o êxodo dos cristãos é uma das prioridades da Igreja neste país em guerra há 14 anos

Síria: Travar o êxodo dos cristãos é uma das prioridades da Igreja neste país em guerra há 14 anos

“Não esqueçamos a Síria, um país que há muito sofre com a guerra”, disse o Papa Francisco no domingo, dia…
Cabo Verde: Ministro Fernando Elísio Freire lidera lançamento de serviços para imigrantes

Cabo Verde: Ministro Fernando Elísio Freire lidera lançamento de serviços para imigrantes

No dia 26 de março, o Ministro do Estado, Família, Desenvolvimento e Inclusão Social, Fernando Elísio Freire, presidiu ao lançamento…