Brasil: Saiba o valor do prejuízo no Congresso Nacional após a invasão de manifestantes

Os danos causados no Palácio do Congresso Nacional, no Brasil, após os atos de vandalismo no último domingo, dia 8, somaram milhares de euros em prejuízos.

Por conta da invasão, determinadas áreas foram afetadas, como a Rampa do Congresso Nacional, a Plataforma superior – área das cúpulas, a Varanda frontal do Congresso, o Salão Negro, o Branco (Chapelaria) e o Verde, o Plenário Ulysses Guimarães, o Hall das Secretarias, os Corredores das lideranças, os pisos inferior e superior, a Sala do Colégio de Líderes e a Liderança do PT e a do PSDB. Deste modo, a invasão não afetou os outros prédios do complexo arquitetónico da Câmara, Anexo I, II, III e IV.

O principal dano causado foram os vidros partidos nas fachadas e internamente, sendo a área preliminar levantada de 704,00m², com o custo estimado de 100 mil reais, cerca de 20 mil euros.

O tapete do Salão Verde também foi danificado, com diversas áreas queimadas, inundação provocada pelo uso de hidrantes pelos manifestantes, havendo a reposição de aproximadamente 100,00m², e com disponibilidade de material para reposição na Casa, com o custo estimado em 20 mil reais, cerca de quatro mil euros, somete de material.

No Colégio de Líderes, foram danificados dois monitores do painel de vídeo wall, custo estimado em 10 mil reais, cerca de dois mil euros.

As Lideranças tiveram pelo menos três televisões danificadas, com estimativa de dois mil reais cada, cerca de 400 euros cada. Diversos equipamentos, computadores e telefones ainda não avaliados em razão do impedimento por causa da perícia da polícia Federal.

Das obras de arte, foi avariado o muro artístico do artista Athos Bulcão no Salão, danificado um dos seus módulos, sem estimativa de custo para reparo, que deve ser feito pela equipa do Centro Cultural.

Foram extraviados ou danificados presentes protocolares, que estavam expostos na vitrina do Salão Verde.

Assim, o total possível de ser avaliado até o momento é de 3.039.100 de reais, pouco mais de 600 mil euros, porém, fontes governamentais referem que ainda não foram levantados os custos com a mão de obra e material necessários à limpeza dos ambientes e reparos emergenciais, como da rede elétrica da plataforma superior do Palácio do Congresso.

Outros bens danificados também não constam desta relação, como mesas de vidro do Salão Verde e da liderança do MDB, cadeiras do Colégio de Líderes, cadeiras operacionais das lideranças do PSDB, do PT e do MDB, mesa de telefone do Colégio de Líderes.

Ígor Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde regista descida no preço de gás e gasolina

Cabo Verde regista descida no preço de gás e gasolina

A Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME) divulgou que a gasolina e o gás butano ficaram mais baratos no mês…
Angola arrecada 113 mil milhões de kwanzas com Títulos do Tesouro

Angola arrecada 113 mil milhões de kwanzas com Títulos do Tesouro

O Ministério das Finanças de Angola emitiu em outubro 117,88 mil milhões de kwanzas em Títulos de Tesouro em moeda…
Angola: MPLA realiza marcha no sábado para celebrar 68.º aniversário

Angola: MPLA realiza marcha no sábado para celebrar 68.º aniversário

O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) vai realizar uma marcha em Luanda neste sábado, 07 de dezembro, para…
Moçambique: Autoridades matam manifestantes em Nampula e Pemba

Moçambique: Autoridades matam manifestantes em Nampula e Pemba

A Polícia da República de Moçambique (PRM) baleou mortalmente sete pessoas nesta quinta-feira, 05 de dezembro, na localidade de Namina,…