Brasil vota nas Nações Unidas pela imediata retirada das tropas russas da Ucrânia 

A despeito da posição “neutra” declarada pelo presidente Jair Bolsonaro, o Brasil votou nesta quarta-feira (2) pela imediata retirada das tropas russas da Ucrânia, em dura resolução aprovada pela Organização das Nações Unidas contra os ataques do governo de Vladimir Putin. 


A resolução não possui efeito jurídico, mas impacta politicamente a Rússia, que passa a ser oficialmente reconhecida como uma agressora e fica isolada dentro do cenário internacional. O discurso de Bolsonaro, de que o Brasil não pode tomar partido sobre o assunto sob o risco de sentir efeitos económicos de sua posição, deu lugar na ONU à fala do embaixador brasileiro Ronaldo Costa Filho na Assembleia Geral, que, apesar de criticar a atuação da organização no episódio, apoiou o pedido de cessar-fogo imediato.


O texto “deplora nos termos mais fortes a agressão da Rússia contra a Ucrânia” e exige que a Rússia “cesse imediatamente seu uso da força contra a Ucrânia”, além de pregar a “retirada imediata, completa e incondicional de todas as suas forças militares”.


Carlos Vasconcelos – Correspondente 

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

STP: 4 detidos morrem no quartel militar

STP: 4 detidos morrem no quartel militar

Quatro cidadão são-tomense que se encontravam detidos no quartel militar, depois da tentativa de invasão falhada, morreram na passada sexta-feira,…
Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

O Governo japonês investiu mais de 246.900 dólares em ações de desminagem na província do Cuanza Sul, segundo o Embaixador do…
Moçambique: Oficializado ensino via Internet no país

Moçambique: Oficializado ensino via Internet no país

O Parlamento moçambicano oficializou nesta semana o ensino via Internet no país. Assim, estudantes do ensino superior poderão passar a…
Cabo Verde é dos 21 melhores destinos para visitar em 2023

Cabo Verde é dos 21 melhores destinos para visitar em 2023

Cabo Verde encontra-se entre os 21 melhores destinos para se visitar em janeiro de 2023, de acordo com a lista…