Brasil

Brasil: ator português utiliza a Internet para celebrar Portugal e as Comunidades Portuguesas

Em virtude da pandemia de covid-19, as comemorações do dia 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, aconteceram de forma diferente em várias partes do mundo. O distanciamento social e as medidas sanitárias motivaram iniciativas digitais no seio da diáspora portuguesa.

No Brasil, as celebrações virtuais foram comandadas pelo Centro Cultural Português em Brasília. Essa instituição divulgou um vídeo de celebração do Dia de Portugal por parte da Embaixada de Portugal em Brasília e da rede consular no Brasil.

Outra iniciativa será a promoção de uma “Live”, ou direto, liderada pelo renomado ator português Tony Correia, residente no Rio de Janeiro.

“Na sexta-feira, dia 12, às 16 horas de Brasília (20h em Portugal), no meu perfil no Instagram (@tonycorreia17) farei a Live “Alma Portuguesa – Vento, Mar e Pensamento”, com o apoio do Instituto Camões, da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e da EDP”, revelou Tony Correia.

O ator reforça que é preciso valorizar a história e os feitos de Portugal e o papel das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.

“O mundo está perplexo, à deriva, polarizado, dividido. Essa estranheza, tendo de encontrar um caminho novo, os portugueses já conhecem. Nasceram frágeis, rodeados de reinos poderosos. Em Ourique, cinco Reis mouros vieram contra D. Afonso Henriques, ele, diz a lenda, viu Jesus que lhe garantiu a vitória. Depois, no imenso Oceano, o céu os guiou e o vento os espalhou pelo Mundo. Hoje, há comunidades portuguesas em mais de 190 países. A missão continua, temos de, “do Mundo, a Deus dar parte Grande” como Camões disse ao rei D. Sebastião. Fernando Pessoa reforça o papel de Portugal e das Comunidades: “Mestre da paz, ergue teu gládio (espada) ungido, de jeito tal / Que sua Luz ao Mundo dividido / revele o Santo Graal. O Amor e a coragem, da Alma Portuguesa, criam laços e são um universal traço de união”, destacou Correia.

Os eventos on-line demonstram a preocupação das autoridades em resguardar a saúde da população neste momento de luta contra o aumento de casos de infeção por Covid-19.

“Atendendo à situação excecional com que o País e mundo se deparam, foi necessário adaptar as comemorações da rede ao contexto de restrições vivido na maior parte dos países, procurando-se assegurar, apesar de todas as limitações, um modelo de alcance global que permitisse levar a celebração do Dia de Portugal a todos os postos e ao maior número de portugueses e lusodescendentes possível”, explicou a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas (SECP).

Portugueses no mundo

Essa mesma entidade governamental estima que o número de cidadãos integrantes da comunidade portuguesa dispersa pelo globo chega a 5.315.824 pessoas. Os principais países de fixação dessa comunidade são Estados Unidos da América, Brasil, França, Canadá, Suíça, Venezuela, Reino Unido, África do Sul, China (incluindo Macau e Hong Kong) e Alemanha.

“Dos principais países de fixação destacam-se os Estados Unidos da América, o Brasil e a França, importantes destinos da emigração portuguesa do século XX, e onde as numerosas comunidades se encontram já na terceira geração que, apesar da distância física e psicológica, reconhece ainda assim Portugal como uma parte importante da sua identidade”, defendeu a SECP.

Toda essa movimentação de portugueses espalhados por vários países gera retorno financeiro para Portugal. De acordo com essa Secretaria de Estado, as remessas enviadas a Portugal pela sua diáspora chegam a 3.684.540.000 euros. Segundo dados apurados pelo Banco de Portugal, em 2018, as remessas de emigrantes corresponderam a cerca de 1,8% do Produto Interno Bruto (PIB) português.

Em relação ao movimento associativo, o governo de Portugal calcula que existam 2.013 associações em vários países. A distribuição do movimento associativo está mapeada desta forma: Europa (1.146), América do Norte (513), América do Sul (244), África (57), Oceânia (30) e Ásia (23).

Ígor Lopes

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo