O Presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, usou o Twitter esta quarta-feira, 31 de outubro, para confirmar a nomeação do astronauta Marcos Pontes como ministro da Ciência e Tecnologia. “Comunico que o Tenente-Coronel e Astronauta Marcos Pontes, engenheiro formado no ITA, será indicado para o Ministério da Ciência e Tecnologia. É o quarto Ministro confirmado!”, pode ler-se na rede social.
Bolsonaro confirmou até ao momento a indicação do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) para a Casa Civil, do economista Paulo Guedes para o Ministério da Economia, e do general Augusto Heleno para o Ministério da Defesa.
Marcos Pontes já tinha publicado um vídeo no Facebook no início desta semana, onde afirmou que faltava apenas o anúncio oficial desta nomeação e elogiou Bolsonaro, eleito Presidente no passado domingo, 28 de outubro. “Novo presidente, novos rumos para o país. Eu estou muito feliz de ter participado não só da campanha, mas também da oportunidade de participar deste novo governo em uma área que tem sido a minha vida por 41 anos. Como vocês sabem, ele tem falado sempre no meu nome, mais ou menos como o ‘posto Ipiranga’ da Ciência e Tecnologia. E agora só falta o anúncio oficial da minha indicação para ministro”, declarou.
Pontes tornou-se no primeiro brasileiro a ir até ao espaço, um evento que ocorreu em 2006. O astronauta, que descolou do Cazaquistão, viajou durante dez dias a bordo da nave Soyuz TMA-8.