O ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes, afirmou que o país pode ser “a solução” para a Europa resolver os seus problemas geoestratégicos de abastecimento energético e agrícola depois da guerra na Ucrânia. Isto porque o continente mencionado encontra-se muito dependente da Rússia em alguns setores, principalmente a nível do gás.
Guedes acrescentou na entrevista dada à agência espanhola “Efe” que o Brasil pode garantir a “segurança” no abastecimento de determinadas matérias-primas.
Salientou igualmente que o país sul-americano pode tornar-se mais importante numa altura em que as diferentes regiões do mundo estão a analisar uma possível “deslocalização industrial” para evitar os problemas sofridos com a logística, o transporte ou a falta de produtos, como os semicondutores.
Os investimentos industriais que eram feitos na Ásia “podem agora ser relocalizados para a América Latina”, referiu, lembrando que o Ocidente tem uma história e relações muito estreitas com a região. Portugal e Espanha desempenharam um papel pioneiro na América do Sul, lembrou.