Brasil decidiu fechar suas fronteiras aéreas para África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue. O Ministério da Saúde brasileiro emitiu na 6ª feira (26.nov) um alerta de risco para a variante ômicron às secretarias de Saúde.
O documento, elaborado pela Rede CIEVS (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde), orienta para a notificação imediata de casos suspeitos da nova cepa à pasta. O Brasil ainda não tem nenhum caso identificado da nova variante.
A situação ainda não afetou as viagens partindo do Brasil. Das nações europeias, 41 aceitam a entrada de viajantes saindo do país. Destas, 29 estão abertas a brasileiros sem restrições, como isolamento ou testes para a covid-19, desde que eles estejam totalmente vacinados. Ou seja, é necessário ter completado o 1º ciclo de vacinação.
Até o momento, a Áustria restringiu as entradas para turistas de todos os países. O bloqueio começou a 22 de novembro, e irá estender-se até 13 de dezembro. Viagens com outras finalidades são permitidas para brasileiros totalmente imunizados contra a covid. O país decretou um lockdown até esta 4ª feira (1.dez).
Carlos Vasconcelos – Correspondente