Brasil: Entidade empresarial do Rio de Janeiro adere ao Pacto Global da ONU


O Sistema Fecomércio RJ (Sesc, Senac, IFec e Fecomércio RJ) oficializou, nos últimos dias, a sua adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Esta iniciativa permitirá à instituição “compromete-se a apoiar e implementar os dez princípios universais da ONU nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção”.

De acordo com fontes, o Pacto Global é uma ação voluntária que “visa incentivar empresas e organizações a se tornarem atores na promoção do crescimento sustentável e da cidadania nas comunidades onde atuam”.

“Nos empenhamos em tornar os princípios do Pacto Global parte fundamental da nossa estratégia, cultura e operações cotidianas e, com isso, reforçamos o compromisso do Sistema Fecomércio RJ com a governança corporativa e com a sustentabilidade. Além disso, reiteramos o nosso engajamento em projetos colaborativos que promovam o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no estado do Rio de Janeiro”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio RJ, António Florencio de Queiroz Júnior.

Entre as ações que a Fecomércio RJ pretende implementar estão iniciativas de responsabilidade pública e transparência dentro da organização, apoio a empresas e instituições na adoção de práticas de sustentabilidade que beneficiem as suas comunidades e o incentivo às organizações com as quais interage a também participar no Pacto Global da ONU.

Segundo apurámos, a adesão ao Pacto Global da ONU faz parte de uma série de ações que “vêm sendo desenvolvidas pelo Sistema Fecomércio RJ, pautadas pelo Programa de Integridade e pelo Código de Conduta Ética, instaurados em 2020 e revisados em 2021”.

Também nesse movimento, o Sistema Fecomércio RJ já aderiu ao Pacto Empresarial pela integridade e Contra a Corrupção do Instituto Ethos, num compromisso público para aprimorar modelos éticos de governança; e visa figurar no Cadastro Nacional de Empresas Comprometidas com a Ética e a Integridade (Empresa Pró-Ética), que avalia e divulga as companhias voluntariamente engajadas na construção de um ambiente de integridade e confiança nas relações comerciais.

Ígor Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Ministro da Economia aplaude escolha de Portugal para produzir novo carro elétrico da Volkswagen

Ministro da Economia aplaude escolha de Portugal para produzir novo carro elétrico da Volkswagen

A Volkswagen Autoeuropa foi a fábrica escolhida para produzir o novo carro elétrico da Volkswagen, o modelo ID.EVERY1, um investimento…
Putin admite cessar-fogo proposto pelos EUA mas impõe condições

Putin admite cessar-fogo proposto pelos EUA mas impõe condições

O presidente russo, Vladimir Putin, manifestou dúvidas sobre a proposta de cessar-fogo de 30 dias, questionando as suas possíveis consequências…
Revista de Imprensa Lusófona de 14 de março de 2025

Revista de Imprensa Lusófona de 14 de março de 2025

“Timor-Leste e Austrália discutem cooperação em cibersegurança” e “Governo lança campanha nacional sobre processo de adesão à ASEAN” são dois…
Nigéria: Bispo exprime "dor e legitima indignação" pelo assassinato de padre na sua diocese

Nigéria: Bispo exprime "dor e legitima indignação" pelo assassinato de padre na sua diocese

Desde 2021, a Diocese de Kafanchan, no estado de Kaduna, tem sofrido todos os anos a morte violenta pelo menos…