Brasil: Escândalo das vacinas compromete o Presidente Bolsonaro

A situação do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, agravou-se esta semana depois de ter sido revelada a sua participação nas negociações para compra das vacinas da farmacêutica Astra Zeneca, que envolvem um lobista que está a ser investigado.

As mensagens que estão no telemóvel apreendido por senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito(CPI), sugerem que o próprio Presidente da República do Brasil se envolveu no negócio. As citações ao presidente da República são do dia 8 de março quando Luiz Paulo Dominguetti, um policia militar, investido das funções de lobista encaminhou para um interlocutor mensagens que diziam o seguinte: “Manda o SGS (certificado da vacina). Urgente. O Bolsonaro está pedindo. Agora”.

“SGS” é um certificado que garante que o produto — no caso, as supostas vacinas — passaram por todas as etapas dos processos exigidos por órgãos reguladores. Integrantes da CPI suspeitam que o autor dessas mensagens enviadas a Dominguetti seja o reverendo Amilton Gomes de Paula, que entrou na mira da comissão parlamentar de inquérito por ser apontado como o intermediário entre Dominguetti e o Palácio do Planalto.

Ao receber as mensagens enviadas por Dominguetti, o interlocutor denominado“Rafael Compra Deskartpak” respondeu: “Dominguetti, agora são 5 da manhã no Texas [sede da Davati, empresa revendedora, nos Estados Unidos]. E outra! Jamais será enviado uma SGS sem contrato assinado.”

O policia militar, escreveu então: “Vamos alinhar com reverendo.” E completou:“O reverendo está numa situação difícil neste momento. Ofereceu a vacina no ministério. Presidente chamou ele lá”.

De seguida, Dominguetti desabafou numa mensagem de áudio: “Se a gente já tivesse falado desse trato mais cedo, a gente já tinha alinhado com o presidente ou alguma coisa nesse sentido.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

STP: MLSTP acredita na vitória nas eleições

STP: MLSTP acredita na vitória nas eleições

O Presidente do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe/Partido Social Democrata (MLSTP/PSD) Jorge Bom Jesus, acredita numa “vitória”…
STP: Acabou a campanha para as eleições do próximo dia 25

STP: Acabou a campanha para as eleições do próximo dia 25

Terminou esta sexta-feira em São Tomé e Príncipe, a campanha eleitoral para as eleições legislativas, autárquicas e regionais marcada para…
Angola: Remessas dos portugueses no país sobem 37,5%

Angola: Remessas dos portugueses no país sobem 37,5%

As remessas da diáspora portuguesa em Angola aumentaram 37,5% em julho, o que significa 41,3 milhões de euros. Estes são…
Cabo Verde: Dívida pública atingiu 152,5% do PIB

Cabo Verde: Dívida pública atingiu 152,5% do PIB

O Ministério das Finanças de Cabo Verde indica que o ‘stock’ da dívida pública aumentou, até julho, 152,5% do Produto Interno…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin