Brasil: Estudo indica que Bolsonaro perde eleições para os principais candidatos

Estudo do Datafolha, divulgado nesta sexta-feira (17), aponta que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem larga vantagem sobre Jair Bolsonaro na disputa presidencial do ano que vem tanto na primeira como na segunda volta. Na simulação para uma segunda volta, Bolsonaro perde em todos os cenários aferidos, para Lula, Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB).

Nesse cenário, Lula tem 56% das intenções de voto, índice inferior aos 58% registados na última sondagem. Já o atual presidente da República registrou 31% das intenções de voto, mesmo percentual do levantamento anterior.

A pesquisa foi realizada de 13 a 15 de setembro e entrevistou 3.667 eleitores presencialmente em 190 cidades do país. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O instituto realizou simulações de quatro possíveis cenários para a primeira volta. Os dois primeiros foram comparados com os resultados do levantamento de julho. Os demais são novos, feitos a partir de novas possíveis candidaturas anunciadas.

No primeiro cenário, Lula tem 44% (46% na pesquisa anterior). Jair Bolsonaro (sem partido) aparece com 26% (25% na pesquisa anterior). Ciro Gomes (PDT) tem 9% (8% na pesquisa anterior). João Doria (PSDB), 4% (5% na pesquisa anterior). Luiz Henrique Mandetta (DEM), 3% (4% na pesquisa anterior). Em branco/nulo/nenhum: 11% (10% na pesquisa anterior). Não sabe: 2% (2% na pesquisa anterior).

Carlos Vasconcelos – Correspondente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

FMI elogia desempenho económico de Moçambique

FMI elogia desempenho económico de Moçambique

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, partilhou que Moçambique está a fortalecer as suas instituições e que…
FMI avisa que Ucrânia necessita de 42 mil milhões de euros

FMI avisa que Ucrânia necessita de 42 mil milhões de euros

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, declarou que a Ucrânia vai necessitar de um apoio orçamental de…
António Guterres lamenta impacto "limitado e às vezes nulo" de promessas de Israel

António Guterres lamenta impacto "limitado e às vezes nulo" de promessas de Israel

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, considera “limitado e às vezes nulo” o impacto dos compromissos assumidos…
Macau: Passagens automáticas facilitam entrada de portugueses

Macau: Passagens automáticas facilitam entrada de portugueses

As autoridades de Macau anunciaram que, a partir de amanhã, as passagens fronteiriças vão ser alargadas a quem for titular…