Brasil: Forças de segurança treinam para identificar ameaças terroristas nos Jogos Olímpicos 2016

Especialistas no combate ao terrorismo do Exército, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Polícia Federal vão treinar agentes de segurança, voluntários para o os Jogos Olímpicos 2016, assim como população civil, como por exemplo taxistas, para identificar possíveis ameaças terroristas durante o evento.

Esta ação tem o nome de Estágio de Perceção de Ameaças Terroristas, e o treino começa amanhã, em São Paulo, Rio de Janeiro e nas cidades onde serão realizados jogos de futebol. O treino será ministrado pelo mesmo grupo de especialistas que faz parte do comité integrado contra o terrorismo durante os Jogos Olímpicos.
O objetivo é mostrar quais são as pistas que podem representar uma ameaça terrorista e como agir nessa situação. Desta forma será aumentado o controlo em relação ao terrorismo, uma vez que milhares de pessoas atuarão nos Jogos Olímpicos e podem ser capaz de identificar riscos, e não só o grupo especializado em terrorismo formado por componentes do Exército, Abin, Polícia Federal e Ministério da Justiça.

Já em novembro do ano passado, militares realizaram um grande treino antiterrorismo em Goiânia. Os integrantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) treinaram defesa química, biológica, radiológica e nuclear. O objetivo é capacitá-los para atuar durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, com sede no Rio de Janeiro e competições em outras cinco capitais brasileiras. O exercício foi acompanhado por integrantes da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e da Polícia Federal.

O treino serviu para padronizar procedimentos entre as diversas forças envolvidas nos Jogos Olímpicos. Para o evento, será montada a maior operação de segurança da história do Brasil, com 85 mil pessoas destacadas para atuar na segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: INSS forma quadros em matéria de aposentação obrigatória

Moçambique: INSS forma quadros em matéria de aposentação obrigatória

Mais de 40 técnicos, afetos nas diferentes áreas e unidades orgânicas do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), iniciaram, esta…
Brasil: bloqueio da aplicação Telegram 

Brasil: bloqueio da aplicação Telegram 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes revogou neste domingo (20) a decisão, assinada por ele mesmo…
Moçambique: Chuvas intensas "desligam" o país ao longo da estrada EN1

Moçambique: Chuvas intensas "desligam" o país ao longo da estrada EN1

Desde o sábado passado, Moçambique está dividido, em resultado do arrastamento pelas águas das chuvas, de duas pontes ao longo…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin