A retoma das relações diplomáticas do Brasil com o mundo consolida-se nesta emana, com a visita do presidente Luis Inácio Lula da Silva aos Estados Unidos, na próxima sexta-feira (10/02).
O presidente brasileiro recebeu a nova embaixadora dos Estados Unidos no país, Elizabeth Bagley, sexta-feira (03/02), como parte da preparação da visita ao seu homólogo norte-americano, Joe Biden. A embaixadora considera, ser o “início de um longo relacionamento que será muito produtivo”, referiu.
Na reunião com Lula, Bagley entregou as suas credenciais para atuar no país e ambos discutiram a agenda que o chefe do Executivo cumprirá em Washington na semana que vem.
O presidente embarca para a capital norte-americana na quinta-feira (09/9) e reúne-se com Biden na Casa Branca no dia seguinte. Também se deve encontrar com deputados democratas e empresários dos dois países, além de conceder entrevistas à imprensa. A embaixadora acompanhará a comitiva brasileira.
Depois da reunião com Lula, a diplomata falou brevemente a jornalistas no Palácio do Planalto, em Brasília. Ela elencou os principais assuntos que deverão ser tratados no encontro bilateral entre os 2 chefes de Estado. Dentre eles estão mudança climática, direitos humanos, proteção dos indígenas, promoção da igualdade racial, crescimento econômico, cooperação comercial e a fragilidade da democracia no mundo.
A embaixadora chegou ao Brasil no último dia 01 de fevereiro, depois de seu cargo ter ficado vago por 18 meses. Bagley foi indicada por Biden em janeiro de 2022 mas só em dezembro o Senado dos Estados Unidos aprovou o nome.
Carlos Vasconcelos – Correspondente