O Governo italiano enviou um avião militar com ajuda humanitária para as vítimas das inundações que atingiram o estado brasileiro do Rio Grande do Sul. A iniciativa foi organizada e financiada pela Direção-Geral para a Cooperação e o Desenvolvimento do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália (MAECI) em colaboração com o Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas, após a solicitação do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Tajani.
O avião partiu da Base de Pronto Intervento Humanitário das Nações Unidas (UNHRD) de Brindisi, no sul da Itália, e aterrou no início da noite de quarta-feira, dia 29 de maio, na Base Aérea de Canoas, no Sul do Brasil.
A aeronave, um B-767, transportou material solicitado pelas Autoridades brasileiras, incluindo equipamentos especializados para emergências humanitárias, como medicamentos e suprimentos médicos para o tratamento de cerca de 100 mil pessoas pelo período de três meses, tendas para 4.500 pessoas, cinco geradores de 60 kVA/h, dois equipamentos capazes de produzir 64 mil litros de água potável por dia, quatro tanques de 10 mil litros para armazenamento de água potável, totalizando 30 toneladas de bens.
A entrega oficial da ajuda humanitária italiana foi acompanhada pelo Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, e pelo Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso.
Antes disso, ainda na quarta-feira, Cortese esteve em Bento Gonçalves, onde participou em encontro com o prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira, autoridades locais e lideranças, entre elas a presidente do Comites do Rio Grande do Sul, e visita às a localidades atingidas para conhecer, também, os trabalhos de recuperação que estão sendo feitos.
A visita humanitária às cidades atingidas teve como objetivo “manifestar solidariedade ao Rio Grande do Sul e verificar a extensão e as necessidades da reconstrução de um território ao qual a Itália é historicamente e afetivamente muito ligada”.
Segundo apurámos, atualmente, o Rio Grande do Sul abriga 120 mil cidadãos italianos, e estima-se que haja no Estado cerca de 4,5 milhões de pessoas com descendência italiana, correspondendo a 40% da população total.
Ígor Lopes