Brasil: Jornalista inglês e indigenista brasileiro desaparecem na Amazónia 

A Polícia Federal no Amazonas foi acionada para investigar o desaparecimento do jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do jornal The Guardian, e do indigenista Bruno Araújo Pereira. Ambos não fazem contato há mais de vinte e quatro horas após saírem de uma base da Funai na região do Vale do Javari, quase na fronteira com o Peru. A região é de difícil acesso.

O jornal britânico afirmou que acompanha com “preocupação” o desaparecimento e pede que as autoridades brasileiras deêm respostas imediatas sobre o caso. A publicação ainda disse estar em contato com a Embaixada do Reino Unido no Brasil. O desaparecimento foi comunicado nesta segunda-feira (06) pelo editor do Guardian, Jonathan Watts. O Ministério Público Federal também foi acionado e disse estar em contato com autoridades.

A União das Organizações Indígenas do Vale do Javari afirma que ambos se deslocaram na semana passada até a base da Funai do Lago do Jaburi. No domingo (05), ambos saíram, de madrugada, do local para um percurso de barco até Atalaia do Norte. O tempo de deslocamento é de três horas. Antes, o jornalista e o indigenista pararam na comunidade de São Gabriel, às 6h, e não foram mais vistos.

Bruno Araújo já trabalhou com a Funai e é um conhecedor da região. Buscas foram feitas no trajeto entre São Gabriel e Atalaia do Norte por indígenas da UNIVAJA, mas os homens não foram encontrados.

Este desaparecimento “expõe o total abandono que servidores e indígenas” experimentam na região, diz à BBC o ex-servidor da Funai, Antenor Vaz, que já foi o chefe do órgão no Vale do Javari. Vaz diz que o servidor acompanhava Phillips na viagem para ajudá-lo na realização de uma reportagem sobre as invasões à Terra Indígena Vale do Javari.

Segundo Antenor Vaz, a “omissão da Funai” no Vale do Javari nos últimos anos fez com que os indígenas assumissem a defesa do território e se expusessem ao risco de confrontos com invasores. A BBC expôs as críticas de Vaz à Funai, mas não recebeu resposta até a publicação desta reportagem.

Carlos Vasconcelos – Correspondente 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Cabo Verde: Candidato à liderança do MpD diz que não será fator de instabilidade

Cabo Verde: Candidato à liderança do MpD diz que não será fator de instabilidade

O político Orlando Dias, candidato à liderança do MpD, garantiu ao jornal “A Nação” que não será um fator de…
Angola e União Europeia estudam cooperação bilateral

Angola e União Europeia estudam cooperação bilateral

Angola e a União Europeia (UE) analisaram a parceria no âmbito do projeto “Caminho Conjunto Angola-UE” esta segunda-feira, 06 de…
Moçambique: Nyusi confirma ataque terrorista em Ancuabe

Moçambique: Nyusi confirma ataque terrorista em Ancuabe

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, confirmou nesta segunda-feira, 06 de junho, o ataque de um grupo terrorista à…
Cabo Verde: Projeto “ARKADE” quer imergir os clientes numa nova realidade além do real

Cabo Verde: Projeto “ARKADE” quer imergir os clientes numa nova realidade além do real

“Arkade” é conhecido como um Game Center que usa aparelhos eletrónicos para diversão e entretenimento.  Um projeto fruto de um…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin