Brasil: Lula com agenda cheia na COP27, onde deve fazer anúncio de ministro do ambiente 

O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou na noite desta segunda-feira ao aeroporto de Sharm el-Sheikh, no Egito, onde irá participar na COP27. São várias as expectativas sobre sinalizações climáticas e ambientais do novo governo e sobre o provável anúncio de nomes que comandarão o tema a partir de janeiro.

A partir desta terça feira, 15 de novembro, Lula terá intensa agenda na COP27. Estão previstos encontros com o enviado especial dos EUA para o clima, John Kerry, além de representantes dos governos da Alemanha e China. Também está prevista uma reunião com o secretário-geral da ONU, António Guterres.

Antes da viagem, a equipa de transição recebeu dezenas de pedidos de encontros, incluindo com representantes do Reino Unido, mas a incompatibilidade de agendas impediu essas reuniões.

Há também a expectativa de que Lula proponha a realização da COP30 no Brasil, a decorrer em 2025. Recorde-se que a COP de 2019 deveria ter acontecido no país, mas a candidatura do país foi retirada pelo presidente Michel Temer, que alegou “restrições fiscais e orçamentárias”, com o apoio do então presidente, Jair Bolsonaro. Com a candidatura agora, Lula pretende sinalizar mudança de rumo em relação às atuais políticas ambientais brasileiras.

Outro anúncio aguardado, dentro e fora do país, é sobre o nome do futuro ministro ou futura ministra do Meio Ambiente, além de uma autoridade especial para lidar com a questão climática.

Carlos Vasconcelos – Correspondente 

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Cabo Verde: Inaugurado Parque Infantil de Achada Riba em Santa Catarina

Cabo Verde: Inaugurado Parque Infantil de Achada Riba em Santa Catarina

A inauguração do reabilitado Parque Infantil de Achada Riba, “Park Tchada Riba”, contou com a presença do Ministro da Família,…
CCB: Romain Beltrão Teule traz Dobra ao D. Maria II

CCB: Romain Beltrão Teule traz Dobra ao D. Maria II

A performance-palestra Dobra, de Romain Beltrão Teule, chega ao Teatro Nacional D. Maria II na próxima semana, para três apresentações…
CCB: PRÉTU

CCB: PRÉTU

CCB . 26 de novembro . Sábado, 21h00 . Pequeno Auditório “O resultado é a justaposição e transformação das suas…
Moçambique: 38% das crianças abaixo dos cinco anos têm desnutrição crónica

Moçambique: 38% das crianças abaixo dos cinco anos têm desnutrição crónica

Existem 38% de crianças com menos de cinco anos a sofrer de desnutrição crónica em Moçambique.  Apesar da percentagem elevada,…