O resultado da nova sondagem do Instituto Datafolha para a presidência da República revela que o candidato da oposição, Lula da Silva, tem 49% das intenções de votos e que o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, tem 45% em votos totais, que incluem votos brancos, nulos e indecisos. Nos votos válidos, Lula tem 52% e Bolsonaro 48%.
Pelos dois critérios de contagem, a diferença entre os candidatos é de 4 pontos percentuais, a favor de Lula. No entanto, como a margem de erro do Datafolha é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, eles estão tecnicamente empatados, no limite desta margem. Vantagem para Lula, sim, mas, do ponto de vista estatístico, trata-se de um empate técnico.
O volume de eleitores indecisos ou que pensam em votar em branco ou anular o voto é de 5%. Isto torna difícil que, sendo tão poucos, venham a decidir a eleição. O mais provável é que o vencedor resulte do aumento ou não da abstenção (ausência) de eleitores que já opinaram nas sondagens ou, eventualmente, da mudança de votos do eleitor de um candidato para outro.
A pesquisa entrevistou 2.912 pessoas, em 181 municípios, entre os dias 17 e 19 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Carlos Vasconcelos – Correspondente