O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, parabenizou, este domingo (19/11), logo após anunciado o resultado da eleição à Presidência, o povo e as instituições argentinas pela condução do processo eleitoral.
Lula desejou sorte e êxito ao novo governo, mas não citou o nome do vencedor, Javier Milei. O presidente referiu que o Brasil está sempre “à disposição” para trabalhar com os “irmãos” argentinos.
Nos bastidores, o governo torcia pelo candidato de continuação, Sergio Massa – aliado do atual presidente argentino Alberto Fernández, parceiro de Lula. Milei se define como ultraliberal e tem um forte discurso antipolítica, posições bem distintas das de Lula.
“A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica”, escreveu Lula nas suas redes sociais.
O resultado na eleição da Argentina é importante para o governo brasileiro por alguns motivos. Entre os principais estão: o comércio bilateral entre os dois países, a entrada da Argentina no Brics e a importância do país vizinho na estrutura do Mercosul.
Carlos Vasconcelos – Correspondente