Brasil: Militares da Marinha são obrigados a sair de partidos políticos, sob pena de punição 

Os militares, no ativo, da Marinha do Brasil, que são filiados a partidos políticos, têm o prazo de 90 dias para se auto-excluirem das agremiações, sob pena de punição disciplinar. A Força Armada publicou a decisão esta quarta-feira (15/03).

A determinação foi enviada no mesmo dia em que o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, almoçou com o Estado Maior da Marinha, acompanhado do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, em Brasília.

A mensagem foi enviada num dos Boletim de Ordens e Notícias (Bono), após a força identificar militares da ativa filiados a partidos, o que contraria as normas constitucionais. A informação foi confirmada pela imprensa brasileira em vários jornais e portais na internet.

A Constituição proíbe que militares no ativo sejam filiados em partidos políticos. O texto do boletim afirma que tem o “propósito de cumprir a legislação vigente”. Após prazo de 90 dias, “sem que haja a correspondente desfiliação, serão adotadas as medidas disciplinares cabíveis em decorrência do eventual descumprimento da norma constitucional”, diz o informe. 

O prazo de 90 dias passou a contar desde 8 de março data em que o Boletim de Ordens e Notícias foi emitido. Os militares, no entanto, passaram a receber a comunicação nesta data.

Na quarta-feira, o presidente ficou quase três horas reunido com o almirantado, período em que foi apresentado aos programas e investimentos estratégicos, demandas da força, como projeto de fragata e submarino e a pesquisa com enriquecimento de urânio. 

Depois da apresentação, Lula participou de um almoço informal com o almirantado e demonstrou estar à vontade com os militares.

Carlos Vasconcelos – Correspondente 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

O Coordenador Nacional do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), Braima Camará, assumiu a liderança do Fórum Político para a Salvação…
Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

A Coligação PAI-Terra Ranka, formação política constituída pelo PAIGC e os seus aliados, criticou a forma como decorre processo de…
Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, assegurou não ter planos para atacar países da NATO. O governante russo disse que…
Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

As finanças do Estado Chileno baseiam-se em “salários de cor”. O salário vermelho corresponde ao cobre, produto tradicionalmente de exportação…