(Brasília - DF, 23/04/2019) Presidente da República,Jair Bolsonaro, durante a 10ª Reunião do Conselho de Governo . Foto: Marcos Corrêa/PR

Brasil: Ministro corregedor proíbe Bolsonaro de usar imagens de viagem a Londres em campanha eleitoral

O corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Benedito Gonçalves, proibiu a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) de usar imagens do discurso realizado durante viagem oficial a Londres, para acompanhar o funeral da rainha Elizabeth II.

Durante essa viagem, Bolsonaro falou a apoiantes, em tom eleitoral, da varanda da residência oficial do embaixador brasileiro no Reino Unido. A decisão do juiz do TSE, divulgada esta segunda-feira (19), atende a um pedido feito pela senadora e candidata à presidência Soraya Thronicke (União Brasil). Na representação, ela afirma que o presidente cometeu abuso de poder económico e político por usar a viagem oficial e por fazer discurso eleitoral num prédio público, referiu o jornal O Globo.

Ao proibir o uso das imagens para fins eleitorais, o ministro do TSE afirma que “havendo indícios robustos da prática de condutas com potencial abusivo, não é necessário, para que se defira a tutela inibitória, verificar a efetiva ocorrência de lesão grave aos bens jurídicos”. O magistrado ainda manda excluir duas postagens do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do presidente, com vídeos do discurso em Londres, sob pena de multa de R$10 mil.

Segundo Gonçalves, ao verificar a íntegra do vídeo do discurso de Bolsonaro, “constata-se que, na verdade, apenas a primeira frase diz respeito ao objetivo oficial da viagem de pêsames”. Na sequência, segundo o ministro, “Jair Bolsonaro passa a defender pautas de sua campanha eleitoral, em temas como drogas, aborto e gênero, fazendo-o, no entanto, em mescla com sua condição de Chefe de Estado, ao exarar, em nome de todo o ‘país’, a recusa em debater questões que, sabidamente, são campo de disputa política”.

Carlos Vasconcelos – Correspondente 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Apoios extraordinários  pagos às famílias a partir de 20 de outubro

Apoios extraordinários pagos às famílias a partir de 20 de outubro

Os apoios extraordinários a titulares de rendimentos e de prestações sociais das famílias (de 125 euros), jovens e crianças (de…
Moçambique: Nyusi anuncia seis membros de honra da Frelimo

Moçambique: Nyusi anuncia seis membros de honra da Frelimo

O reeleito líder da Frelimo, Filipe Nyusi, proclamou seis membros de honra do partido nesta segunda-feira, 26 de setembro. Segundo…
Guiné Equatorial assina Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares

Guiné Equatorial assina Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares

A Guiné Equatorial assinou o Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares, aprovado por uma conferência diplomática na Organização das Nações…
Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra assinala 50 anos

Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra assinala 50 anos

No âmbito das comemorações dos 50 anos da criação dos cursos de engenharia na Universidade de Coimbra (UC), o Departamento…