Brasil: Morrem duas crianças menores de 5 anos por dia de covid-19, aponta Fiocruz

Desde o início da pandemia, foram registadas duas mortes de crianças menores de cinco anos por dia, de acordo com análise feita por coordenadores do Observatório de Saúde na Infância – Observa Infância, no âmbito do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fiocruz, no Brasil.

Ao todo, 599 crianças nesta faixa etária faleceram por Covid-19 em 2020. No ano seguinte, o número subiu para 840, somando 1439 crianças mortas nos dois primeiros anos de pandemia. A Região Nordeste concentra quase metade destes óbitos.

Os dados, recolhidos no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), foram analisados por Cristiano Boccolini e Patricia Boccolini, coordenadores do Observatório. A análise mostra que crianças de 29 dias a um ano de vida são as mais vulneráveis.

“Bebés nessa faixa etária respondem por quase metade dos óbitos registados entre crianças menores de cinco anos. É preciso celeridade para levar a proteção das vacinas a bebés e crianças, especialmente de seis meses a três anos. A cada dia que passamos sem vacina contra a Covid-19 para menores de cinco anos, o Brasil perde duas crianças”, mencionou Patricia.

Cristiano explica que os dados referem-se a óbitos infantis em que a Covid-19 foi registada como causa básica e àqueles em que a Covid-19 é uma das causas da morte, ou seja, a infeção agravou alguma condição de risco pré existente ou esteve associada à causa principal do óbito.

“Na análise do Observa Infância, consideramos também as mortes em que a Covid-19 agravou um quadro preexistente. Quer dizer, embora nem todas estas crianças tenham morrido de Covid-19, todas morreram com Covid-19”, esclareceu este pesquisador.

Dados preliminares divulgados pelo Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde do Brasil indicam que a média de duas mortes diárias se mantém este ano. Entre janeiro e 13 de junho de 2022, o Brasil contabilizou 291 mortes por Covid-19 entre crianças menores de cinco anos.

Nem todos os países registam os óbitos por Covid-19 com informações por faixa etária. Até junho de 2022, dados coletados pela Unicef em 91 países mostram que a Covid-19 foi a causa básica de óbito de 5376 crianças menores de cinco anos no mundo. O Brasil responde por cerca de uma em cada cinco destas mortes.

Ígor Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Universidade de Coimbra lidera projeto para combater a obesidade e promover a saúde ao longo da vida

Universidade de Coimbra lidera projeto para combater a obesidade e promover a saúde ao longo da vida

O projeto “PAS GRAS: redução de riscos metabólicos, determinantes ambientais e comportamentais da obesidade em crianças, adolescentes e jovens adultos”,…
Angola e Cabo Verde reconhecem “apoio” à população africana no Rio de Janeiro

Angola e Cabo Verde reconhecem “apoio” à população africana no Rio de Janeiro

Os cônsules de Angola, Mateus de Sá Miranda e de Cabo Verde, Pedro Santos, ambos em atuação no Rio de…
Brasil: primeiro bimestre do ano fez país registar a entrada de 1,5 milhão de turistas

Brasil: primeiro bimestre do ano fez país registar a entrada de 1,5 milhão de turistas

Informações avançadas pelo Banco Central do Brasil dão conta de que os turistas estrangeiros injetaram US$ 529 milhões nas engrenagens…
Brasil: Lula promete “relançamento da relação” com a África durante celebrações em Brasília

Brasil: Lula promete “relançamento da relação” com a África durante celebrações em Brasília

O presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, defendeu as relações entre o seu país e o continente africano…