Brasil: Morrem duas crianças menores de 5 anos por dia de covid-19, aponta Fiocruz

Desde o início da pandemia, foram registadas duas mortes de crianças menores de cinco anos por dia, de acordo com análise feita por coordenadores do Observatório de Saúde na Infância – Observa Infância, no âmbito do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fiocruz, no Brasil.

Ao todo, 599 crianças nesta faixa etária faleceram por Covid-19 em 2020. No ano seguinte, o número subiu para 840, somando 1439 crianças mortas nos dois primeiros anos de pandemia. A Região Nordeste concentra quase metade destes óbitos.

Os dados, recolhidos no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), foram analisados por Cristiano Boccolini e Patricia Boccolini, coordenadores do Observatório. A análise mostra que crianças de 29 dias a um ano de vida são as mais vulneráveis.

“Bebés nessa faixa etária respondem por quase metade dos óbitos registados entre crianças menores de cinco anos. É preciso celeridade para levar a proteção das vacinas a bebés e crianças, especialmente de seis meses a três anos. A cada dia que passamos sem vacina contra a Covid-19 para menores de cinco anos, o Brasil perde duas crianças”, mencionou Patricia.

Cristiano explica que os dados referem-se a óbitos infantis em que a Covid-19 foi registada como causa básica e àqueles em que a Covid-19 é uma das causas da morte, ou seja, a infeção agravou alguma condição de risco pré existente ou esteve associada à causa principal do óbito.

“Na análise do Observa Infância, consideramos também as mortes em que a Covid-19 agravou um quadro preexistente. Quer dizer, embora nem todas estas crianças tenham morrido de Covid-19, todas morreram com Covid-19”, esclareceu este pesquisador.

Dados preliminares divulgados pelo Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde do Brasil indicam que a média de duas mortes diárias se mantém este ano. Entre janeiro e 13 de junho de 2022, o Brasil contabilizou 291 mortes por Covid-19 entre crianças menores de cinco anos.

Nem todos os países registam os óbitos por Covid-19 com informações por faixa etária. Até junho de 2022, dados coletados pela Unicef em 91 países mostram que a Covid-19 foi a causa básica de óbito de 5376 crianças menores de cinco anos no mundo. O Brasil responde por cerca de uma em cada cinco destas mortes.

Ígor Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Síria: Travar o êxodo dos cristãos é uma das prioridades da Igreja neste país em guerra há 14 anos

Síria: Travar o êxodo dos cristãos é uma das prioridades da Igreja neste país em guerra há 14 anos

“Não esqueçamos a Síria, um país que há muito sofre com a guerra”, disse o Papa Francisco no domingo, dia…
Cabo Verde: Ministro Fernando Elísio Freire lidera lançamento de serviços para imigrantes

Cabo Verde: Ministro Fernando Elísio Freire lidera lançamento de serviços para imigrantes

No dia 26 de março, o Ministro do Estado, Família, Desenvolvimento e Inclusão Social, Fernando Elísio Freire, presidiu ao lançamento…
Moçambique: Nampula, província mais populosa do país, regista mais de 380 mortes por tuberculose

Moçambique: Nampula, província mais populosa do país, regista mais de 380 mortes por tuberculose

As autoridades de Saúde, na mais populosa província de Moçambique, Nampula, estão preocupadas devido à persistência de casos de tuberculose…
Doutor Finanças lança Guia do IRS Jovem

Doutor Finanças lança Guia do IRS Jovem

O Doutor Finanças, empresa especializada em finanças pessoais e familiares, acaba de lançar o Guia do IRS Jovem, uma iniciativa…