Brasil: Nova sondagem atribui 59% dos votos válidos para Bolsonaro e 41% para Haddad

O povo brasileiro continua a aguardar a segunda volta das eleições presidenciais, marcada para 28 de outubro, data em que irão decidir quem ocupará o cargo de Presidente no Brasil. De acordo com a sondagem Ibope, realizada com o objetivo de saber qual a percentagem de votos provável poderá ser atribuída na segunda volta aos candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), o candidato do PSL poderá recolher 59% dos votos válidos, vencendo assim as eleições e deixando para trás o rival do PT, com 41%.

O nível de confiança desta sondagem, que foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Estadão” e divulgada esta segunda-feira, 15 de outubro, corresponde a 95%, o que significa que há uma probabilidade de 95% de os resultados corresponderem à realidade. A margem de erro indicada é de 2 pontos. Foram 2.506 os eleitores ouvidos entre os dias 13 e 14 de outubro para que pudessem ter sido feitos os cálculos da Ibope.

A sondagem considera apenas os votos válidos, o que significa que exclui os nulos, brancos e indecisos. Tendo em conta o eleitorado analisado, a percentagem é de 52% a 37% a favor de Bolsonaro. Há ainda 9% pessoas que tencionam anular ou votar em branco e 2% não souberam responder.

Fernando Haddad já veio pronunciar acerca destes resultados. “Temos o desafio de tirar nove pontos dele [Jair Bolsonaro] e passar para nós. É uma tarefa difícil, mas é muito mais difícil aguentar quatro anos de governo dele”, afirmou.

Entretanto, os aliados de Jair Bolsonaro já deram início à disputa pelo espaço e indicações de ministros, avançou a “Folha de S.Paulo”, uma vez que tudo indica até ao momento que será este o candidato que ocupará a presidência do Brasil.

Recorde-se que o jornal “Estadão” divulgou na semana passada outra sondagem, feita pelo instituto “Datafolha”, que dava igualmente vitória a Bolsonaro, indicando que obteria 58% dos votos válidos no apuramento para a segunda volta. Haddad manteve-se mais uma vez em segundo lugar, com 42% dos votos válidos. Recorde-se que, na primeira volta das eleições, o candidato do PSL conquistou 46% dos votos e o rival do PT 29,3%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Cabo Verde tem mais de nove mil idosos a sofrer pobreza extrema

Cabo Verde tem mais de nove mil idosos a sofrer pobreza extrema

Os dados do Cadastro Social Único (CSU), divulgados pela Secretária de Estado para a Inclusão Social, Lídia Lima, indicam que…
Angola: BNA reduz taxa de juro base

Angola: BNA reduz taxa de juro base

O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola (BNA) reduziu a taxa de juro base em 0,5%. Esta passou…
ONU avisa sobre risco de conflito e mais pobreza no Afeganistão

ONU avisa sobre risco de conflito e mais pobreza no Afeganistão

O representante especial adjunto do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Afeganistão, Markus Potzel, afirmou que a…
NATO considera anexação de territórios "a mais séria escalada" da guerra

NATO considera anexação de territórios "a mais séria escalada" da guerra

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, afirmou nesta sexta-feira, 30 de setembro, que a anexação dos territórios ucranianos à Rússia representa…