Brasil: Nova sondagem eleitoral mostra Lula com 47% e Bolsonaro com 33% dos votos 

A mais recente sondagem eleitoral do Instituto Datafolha divulgada esta quinta-feira (22/9) mostra que o ex-presidente Lula (PT) tem 47% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial, seguido pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), com 33%. Ciro Gomes (PDT) tem 7% e Simone Tebet (MDB) 5%.

Em relação à sondagem anterior do Datafolha, de 15 de setembro, Lula subiu de 45% para 47%. Já Bolsonaro manteve-se com 33%, Ciro oscilou de 8% para 7% e Tebet manteve 5%. Soraya Thronicke (União Brasil) desceu nas intenções de voto de 2% para 1%.

Nos votos válidos (que não levam em conta os votos nulos, brancos e indecisos), Lula tem 50%. Segundo o Datafolha, não é possível afirmar se a eleição será ou não decidida no primeiro turno.

O problema do Bolsonaro é a diferença que o Lula abre no Nordeste, o segundo maior colégio eleitoral do país. Nesta região há mais de 20 milhões de intenções de voto para o petista.

A sondagem ouviu 6.754 pessoas em 343 municípios entre os dias 20 e 22 de setembro, e foi uma iniciativa da TV Globo e do jornal Folha de São Paulo. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Carlos Vasconcelos – Correspondente 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Apoios extraordinários  pagos às famílias a partir de 20 de outubro

Apoios extraordinários pagos às famílias a partir de 20 de outubro

Os apoios extraordinários a titulares de rendimentos e de prestações sociais das famílias (de 125 euros), jovens e crianças (de…
Moçambique: Nyusi anuncia seis membros de honra da Frelimo

Moçambique: Nyusi anuncia seis membros de honra da Frelimo

O reeleito líder da Frelimo, Filipe Nyusi, proclamou seis membros de honra do partido nesta segunda-feira, 26 de setembro. Segundo…
Guiné Equatorial assina Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares

Guiné Equatorial assina Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares

A Guiné Equatorial assinou o Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares, aprovado por uma conferência diplomática na Organização das Nações…
Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra assinala 50 anos

Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra assinala 50 anos

No âmbito das comemorações dos 50 anos da criação dos cursos de engenharia na Universidade de Coimbra (UC), o Departamento…