Brasil

Brasil: Novo chefe da Casa Civil exonera todos funcionários com postos influentes

Onyx Lorenzoni

O novo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, anunciou que vai iniciar a “despetização” da sua pasta com a exoneração de 320 funcionários a fim que o governo possa trabalhar “sem amarras ideológicas”. As exonerações vão ser publicadas esta quinta-feira, 03 de Janeiro, no “Diário Oficial da União”.

“Vamos retirar de perto da administração pública federal todos aqueles que têm marca ideológica clara. Nós todos sabemos do aparelhamento que foi feito principalmente do governo federal nos quase 14 anos que o PT aqui ficou”, disse Onyx Lorenzoni.

Segundo o ministro da Casa Civil os funcionários exonerados que pretenderem permanecer em funções terão de manifestar essa intenção, assim como explicar em que condições tinham sido nomeados para os cargos, sendo posteriormente as suas candidaturas analisadas individualmente e os candidatos sujeitos a um processo de selecção.

Sobre os critérios que serão adotados na seleção, Onyx Lorenzoni explicou que a “competência é questão número um”. No entanto, para o chefe da Casa Civil o novo governo “tem perfil de centro-direita, de uma aliança liberal-conservadora” e por esse motivo “não tem fundamento” a Casa Civil ter “um cara que é socialista, comunista, ou qualquer dessas outras coisas”.

Negando estar a levar a cabo uma “caça às bruxas”, o ministro da Casa Civil adiantou que “para não sair caçando bruxa, primeiro a gente exonera e depois a gente conversa”. Para Onyx Lorenzoni “o governo é novo e vem aí um novo Brasil: ou afina com a gente ou troca de casa. Simples assim.”

Dando como exemplo a “limpeza” na Casa Civil, Onyx Lorenzoni defende que todos os ministérios deveriam levar a cabo um procedimento semelhante exonerando os funcionários de cargos em comissão os quais deveriam passar posteriormente por um processo de reavaliação.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo