O Brasil assume, dentro de duas semanas, a presidência do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo. Serão 17 cidades escolhidas para a organização de reuniões ministeriais e técnicas. O governo de Lula da Silva coordenará 100 reuniões ministeriais e técnicas com os países membros, convidados e organizações internacionais, envolvendo os mais variados temas da agenda internacional.
As primeiras reuniões das maiores economias do mundo vão ocorrer brevemente, em Brasília, no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério de Relações Exteriores. Para os dias 11 e 12 de dezembro, está prevista a reunião com os principais negociadores da área política e, nos dias 14 e 15, a reunião dos vice-ministros das finanças. Durante a sua presidência, o governo brasileiro quer que o G20 encontre alianças para o combate global à fome, à pobreza e às mudanças climáticas.
A lista de cidades brasileiras incluídas é a seguinte: Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Manaus, São Paulo, Fortaleza, Foz de Iguaçu, Recife, Campinas, Maceió, Cuiabá, Belém, Santarém, Teresina, São Luís, Belo Horizonte e Porto Alegre.
De acordo com o cronograma, a linha financeira do grupo é considerada essencial para encontrar consenso na mobilização de recursos para responder a ambição política do evento. Assim, a ideia é propor uma convergência desde o começo entre as linhas políticas e financeiras, alocando recursos consoante as metas estabelecidas.
A primeira grande reunião ministerial ocorrerá nos dias 21 e 22 de fevereiro, no Rio de Janeiro. O ministro Mauro Vieira vai coordenar o encontro que contará com a presença do Secretário de Estado americano, Antony Blinken, com o ministro russo Sergey Lavrov e o homólogo chinês Wang Yi. Da agenda fazem parte os temas da guerra da Rússia contra a Ucrânia, conflito no Médio Oriente e no Cáucaso, entre outros.
No segundo semestre, estão previstas 22 reuniões ministeriais, terminando, nos dias 18 e 19 de novembro, com a cúpula dos chefes de Estado e de governo do G20, no Rio de Janeiro.
Carlos Vasconcelos – Correspondente