Brasil

Brasil: Polícia Federal desmantelou rede internacional de transporte de cocaína para a Europa

A Polícia Federal brasileira, no âmbito da Operação Wanderlust (termo alemão que designa a “vontade de viajar”), desmantelou uma organização criminosa especializada no transporte de cocaína para a Europa. Esta organização recrutava “mulas” que partiam dos aeroportos internacionais brasileiros para continente europeu, bem como garantiam tráfico de haxixe para o Brasil.

Esta quarta-feira, 20 de Novembro, cerca de 200 agentes da Polícia Federal cumpriram 40 mandados de prisão e 40 de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Amazonas e no Distrito Federal. Na mesma operação foram apreendidos 40 veículos, (embarcações, camiões, automóveis e motorizadas) assim como bens com valor estimado em mais de 10 milhões de reais (cerca de dois milhões de euros).

Segundo a Polícia Federal brasileira, as investigações iniciaram em Março de 2019 tendo sido identificado que a organização criminosa, a partir de Caxias do Sul e de Curitiba, recrutava mulheres em diversos estados do país para operarem como “mulas” no transporte da droga para a Europa.

No decorrer das investigações foram realizadas várias detenções nos aeroportos brasileiros e no exterior, com 25 pessoas detidas em flagrante delito, das quais seis em Lisboa. Foram também apreendidas cerca de duas toneladas de droga.

A Operação Operação Wanderlust contou com o apoio da Adidância da Polícia Federal em Portugal e com acordos de Cooperação Policial Internacional com diversos países para levantamento de informações e diligências no exterior.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo