O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a questionar a integridade do processo eleitoral no Brasil, mesmo tendo sido eleito pelas normas vigentes. A declaração foi dada durante evento do setor de supermercados e bebidas – Apas Show, em São Paulo, na tarde da segunda-feira (16/5).
“O Brasil tem jeito, vocês foram excepcionais nessa pandemia, mas tudo pode acontecer. Podemos ter outra crise, podemos ter umas eleições conturbadas. Imagine acabarmos as eleições e pairar para um lado ou para o outro a suspeição de que elas não foram limpas? Não queremos isso”, discursou o presidente.
Bolsonaro disse frases enigmáticas ao tratar do processo eleitoral neste ano: “tudo pode acontecer” e “eleições conturbadas” foram alguns dos exemplos. Em pesquisas de intenção de voto, o presidente está apresentando uma rejeição considerável, além de ficar atrás do ex-presidente Lula (PT), seu principal adversário no pleito.
“Ou nós decidimos no voto para valer, contabilizado, auditado, ou a gente se entrega. E se se entregar, vocês vão levar 50 anos ou mais para voltar à situação que está hoje em dia”, afirmou o presidente.
Na última semana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou testes de seguranças das urnas electrónicas que serão utilizadas nestas eleições. Não há evidências até hoje sobre fraude nas urnas electrónicas brasileiras desde que o sistema começou a ser adotado no Brasil.
Carlos Vasconcelos – Correspondente
Fonte: Congresso em Foco Insider