Brasil

PT sofre pesada derrota e PSDB surge como principal força política nas eleições municipais

O Partido Trabalhista, de Lula da Silva e Dilma Roussef, é o grande derrotado da primeira volta das eleições municipais que teve lugar ontem, domingo.

Os ‘petistas’, que governam 15 das 92 maiores cidades brasileiras, representando quase 40% do eleitorado, perderam quase metade destas, estimando-se que, após a conclusão do ato eleitoral, previsto para 30 de outubro, possa vir a deter no máximo 8 grandes cidades.

O PSDB venceu em 12 prefeituras, incluindo duas capitais estaduais, a mais simbólica: São Paulo, com João Doria, e Teresina, com Firmino Filho. O PSDB ainda alimenta esperanças de disputar outras 19 prefeituras na segunda volta e poderá chegar aos 31 executivos municipais.

Já o PMDB conquistou sete prefeituras na primeira volta, sendo uma capital (Boa Vista, com Teresa Surita), e ainda disputa outras quinze.

Em Porto Alegre, capital gaúcha, Nelson Marchezzan Júnior (PSDB) lidera a corrida com ligeira vantagem para Sebastião Mello (PMDB). Raul Pont (PT) e Luciana Genro (PSOL) sofreram uma pesada derrota.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo