A taxa de transmissão (Rt) da covid-19 no Brasil está em 1,78, de acordo com informações do Imperial College, de Londres. Isso significa que cada 100 pessoas infectadas transmitem a doença para outras 178. É a maior taxa de transmissão desde julho de 2020, segundo o levantamento.
A taxa de transmissão da covid indica a velocidade com que a doença está a espalhar-se. Quando este número fica abaixo de 1, significa que a pandemia está a regredir. Por ser uma média nacional, o Rt não indica que a doença esteja a avançar ou a regredir da mesma forma nas diversas cidades, estados e regiões do Brasil.
Com base nesta taxa, que é divulgada semanalmente pela universidade inglesa, está previsto um total de 3.420 mortes para a semana de 24 a 30 de janeiro.
Na última semana, de acordo com os dados do consórcio de veículos de imprensa foram registradas 2.046 mortes no Brasil. O número de novos casos de infecções por coronavírus conhecidos estão em alta desde o final de dezembro. Ao longo da última semana, a média móvel de testes positivos bateu recordes todos os dias.
Carlos Vasconcelos – Correspondente