Brasil: Senado vai votar privatização dos Correios com resistência de senadores

A Comissão de Assuntos Económicos (CAE) do Senado retoma, nesta terça-feira (9), a análise do Projeto de Lei 591/2021 que trata da privatização dos Correios. O projeto de lei já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e espera votação pelos senadores.

A proposta, no entanto, enfrenta resistência de alguns senadores. Na última reunião da comissão, a 26 de outubro, a análise foi adiada após pedido de vista coletiva do texto. O senador Marcio Bittar (MDB-AC) manteve o relatório aprovado na Câmara.

Os senadores afirmam que a votação está indefinida. Hoje, a decisão depende de duas bancadas: MDB e PSD, que juntas, somam 26 parlamentares.

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), afirmou que a base governista segue confiante na aprovação do projeto. “A votação será muito apertada, mas estou confiante na aprovação”, disse.

O senador Eduardo Braga (AM), líder do MDB, também é contra o projeto. Braga alega que o projeto de privatização poderá desencadear a exclusão de serviços postais de comunidades e municípios afastados.

“A atividade postal é um serviço público essencial. Cumpre ao Estado assegurar a universalização de sua oferta a valores módicos, de forma contínua e com um nível mínimo de qualidade. O grande risco da privatização é impedir que moradores de comunidades isoladas e de outros pequenos municípios, que não trariam retorno econômico a empresas privadas, tenham acesso a esse serviço”, disse o senador.

Se aprovado, o projeto permitirá a desestatização e quebra de exclusividade dos Correios nos serviços postais. O texto também impõe normas para um plano de demissão voluntária dos funcionários da estatal com o prazo de 180 dias.

Carlos Vasconcelos – Correspondente

One Comment

  1. Johnny Santiago Cabral

    Não a privatização dos Correios, por ser empresa pública rentável e essencial, foi fundamental dos pequenos e grandes negócios durante a pandemia da covid 19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 condenam ataque do Irão a Israel

Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 condenam ataque do Irão a Israel

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 reuniram-se na ilha italiana de Capri entre esta quarta-feira e sexta-feira, 17 a…
Angola: PDP-ANA sai da CASA-CE

Angola: PDP-ANA sai da CASA-CE

O Bureau Político do Partido Democrático para o Progresso de Aliança Nacional Angolana (PDP-ANA) anunciou nesta quinta-feira, 18 de abril,…
Cabo Verde: UCID escolhe António Monteiro pela sexta vez para Câmara de São Vicente

Cabo Verde: UCID escolhe António Monteiro pela sexta vez para Câmara de São Vicente

O ex-líder da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID), António Monteiro, vai ser, pela sexta vez, candidato à Câmara de…
Macau: Governo português quer reforçar internacionalização da economia

Macau: Governo português quer reforçar internacionalização da economia

Em declarações à agência Lusa, o ministro da Economia de Portugal, Pedro Reis, destacou que a relação bilateral entre Portugal…