As primeiras palavras da candidata da terceira via Simone Tebet(MDB), que ficou com 5% dos votos na primeira volta das eleições presidenciais, já dá uma pista do que fará na segunda volta. Com 5 milhões de votos, ela quer capitalizar o apoio recebido e anunciou que até amanhã vai dizer quem vai apoiar e tudo indica será Lula da Silva. Ela será o fiel da balança.
Tebet em entrevista ainda de madrugada da apuração dos votos disse: “Não espere de mim omissão. Eu tenho lado e vou anunciar no momento oportuno. O momento é de decisão, de ação. (Vou) Ajudar o Brasil nesse momento difícil. Em 48 horas, vou me pronunciar!”
Fortalecida pela terceira colocação no resultado eleitoral, à frente do ex-ministro Ciro Gomes (3% da votação e 3 milhões de votos), ela se mostra disposta a participar do segundo turno eleitoral com força, de olho no futuro.
De acordo com o jornalista Luis Carlos Azedo, do Correio Braziliense, ao contrário do que aconteceu com Ciro, cuja liderança foi muito esvaziada, inclusive no Ceará e no Nordeste, sua principal base eleitoral, Simone emerge da eleição como uma nova liderança nacional, que transborda sua região, o Mato Grosso Sul e o Centro-Oeste.
Simone Tebet teve o melhor desempenho eleitoral de seu partido nas eleições para a Presidência de sua história. Para Azedo “Simone poderá ter um papel decisivo no resultado do segundo turno, ao se posicionar claramente sobre a disputa em curso, que será dramática”.
Carlos Vasconcelos – Correspondente