Detido ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil na Operação Lava Jato

Aldemir Bendine, ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras, foi detido na manhã desta quinta-feira pela Polícia Federal, suspeito de corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da 42ª fase da Operação Lava Jato. O publicitário André Gustavo Vieira da Silva, que é representante de Bendine, e António Carlos Vieira da Silva Júnior também foram detidos.

De acordo com o Ministério Público Federal, o acusado teria solicitado à empreiteira Odebrecht 17 milhões de reais (cerca de 4,6 milhões de euros) no período em que dirigiu o Banco do Brasil, entre 2009 e 2015, para viabilizar o adiamento da dívida de um financiamento da Odebrecht AgroIndustrial. O valor não chegou a ser pago devido a dúvidas de que Bendine conseguiria o adiamento.

Novamente em 6 de fevereiro de 2015, na véspera de assumir a presidência da Petrobras, Bendine teria novamente solicitado luvas à Odebrecht com a promessa de proteger a empreiteira das consequências da Lava Jato. O valor recebido da empresa teria sido, nessa altura, de três milhões de reais (cerca de 815 mil euros).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Turismo no Brasil

Turismo no Brasil

Presidente de Portugal garante vôos da TAP para o Brasil em noite brasileira organizada por empresas de turismo  O presidente…
Angola: João Lourenço realiza visita privada aos EUA

Angola: João Lourenço realiza visita privada aos EUA

O chefe de Estado angolano, João Lourenço, viajou para os Estados Unidos da América (EUA) nesta quarta-feira, 16 de março.…
Cabo Verde: Cidadãos cabo-verdianos na Ucrânia apelam ao Governo

Cabo Verde: Cidadãos cabo-verdianos na Ucrânia apelam ao Governo

A diáspora cabo-verdiana residente na Ucrânia pede apoio ao Governo de Cabo Verde para lidar com a guerra vivida no local,…
Afeganistão: Sanções norte-americanas piores do que a guerra

Afeganistão: Sanções norte-americanas piores do que a guerra

O povo afegão continua a sofrer desde que os talibãs assumiram o poder do país, em agosto do ano passado.…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin