O encontro entre o Presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa e o ex-presidente Lula da Silva, na noite de sexta-feira (30/7), em São Paulo, gerou especulações sobre as conversas que tiveram a portas fechadas.
Tanto que perguntas iniciais da imprensa versaram sobre a possibilidade do mandatário estar no Brasil em face da possibilidade de Lula assumir a Presidência em 2023. Rebelo de Sousa esclareceu que veio ao Brasil em razão da inauguração do Museu da Língua Portuguesa.
Lula, por sua vez, foi no mesmo tom da justificativa do português : “Diálogo fraterno com o presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa, que chegou hoje no Brasil para participar da inauguração do Museu da Língua Portuguesa. Conversamos muito sobre as relações Brasil-Portugal e União Europeia. Um agradável encontro”, escreveu Lula em seu Twitter.
O encontro aconteceu na residência do Cônsul-Geral de Portugal em São Paulo. Questionado pela imprensa, o presidente de Portugal negou que o encontro com Lula seja por conta da possibilidade de o petista assumir a presidência em 2023. “Não tem nada a ver com isso. A cultura, neste momento, tem um papel fundamental na convergência entre Portugal e o Brasil e esta inauguração é um grande momento cultural, que vai para além de Portugal e Brasil”, afirmou.
Carlos Vasconcelos