Estudo revela que em 2016 mais de metade da população do Brasil tinha apenas o ensino básico completo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou esta quinta-feira os resultados do estudo “PNAD Contínua 2016”, onde apresenta vários dados sobre a escolaridade no Brasil durante o ano passado. Entre os vários resultados, o IBGE constatou que 51% da população com 25 anos ou mais possuíam apenas o ensino básico, ou 9º ano de escolaridade completo, o denominado no Brasil “ensino fundamental”. Esta percentagem representa 66,3 milhões de pessoas. Assim, conclui-se que a população brasileira tinha em 2016 uma média de 8 anos de escolaridade.

O IBGE observou que menos de 20 milhões de pessoas em todo o país concluíram o ensino superior. A desigualdade no grau de escolaridade na população brasileira é evidente nas várias regiões, sendo que no Nordeste mais de 50% da população não tinha sequer o ensino básico completo. Por outro lado, no Sudeste do Brasil, 51,1% tinham pelo menos o ensino secundário completo. As maiores proporções de nível de escolaridade superior completo verificaram-se no Centro-Oeste (17,4%) e no Sudeste (18,6%). Em 2016, o país tinha 24,8 milhões de adolescentes e jovens, entre os 14 e 29 anos de idade que não frequentavam a escola.

A taxa de analfabetismo no Brasil em 2016, foi de 7,2%, o que se traduz em 11,8 milhões de analfabetos, variando também de 14,8% no Nordeste a 3,6% no Sul. Entre as pessoas de 60 anos ou mais de idade, a taxa de analfabetismo chegou a 20,4%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Secretário Executivo da CPLP em STP

Secretário Executivo da CPLP em STP

Zacarias Nazaré, Secretário Executivo da CPLP, encontrou-se esta segunda-feira, na capital São-Tomense com Ministra dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Edite…
Afeganistão: Aumenta número de cidadãos a passar fome

Afeganistão: Aumenta número de cidadãos a passar fome

O Banco Mundial divulgou uma pesquisa nesta terça-feira, 15 de março, onde se conclui que mais afegãos passam fome desde…
Ucrânia: Presidente admite impossibilidade da adesão à NATO

Ucrânia: Presidente admite impossibilidade da adesão à NATO

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reconheceu nesta terça-feira, 15 de março, que a Ucrânia não poderá integrar a NATO. Essa…
Timor-Leste: Ruak pede a Lu-Olo exoneração de Oan Soru

Timor-Leste: Ruak pede a Lu-Olo exoneração de Oan Soru

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, sugeriu ao Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo, que exonerasse o Secretário de…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin