Brasil

Governador do Rio de Janeiro procura empresários portugueses para atrair investimentos para o Estado

Em viagem oficial a Europa, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, reuniu-se, no último dia 2, em Lisboa, com os presidentes da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), Antônio Saraiva, e da Câmara de Comércio Luso Brasileira, Clovis Martines. Nessa oportunidade, Witzel e os secretários de Desenvolvimento Económico, Emprego e Relações Internacionais, Lucas Tristão, e de Turismo, Otavio Leite, apresentaram o balanço dos 180 dias de gestão do atual governador do Rio e mostraram estar disponíveis para “melhorar o ambiente de negócios e estreitar ainda mais os laços com Portugal”.

Segundo o governador do Rio de Janeiro, o objetivo dessas conversações é atrair novos negócios para o Estado fluminense.

“Vamos desenvolver, junto com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), um protocolo de trabalho com as empresas representadas pela Confederação Empresarial de Portugal. São mais de 150 mil empresas. Estamos estreitando os laços entre o Estado do Rio de Janeiro e Portugal, fazendo com que os nossos empresários tenham mais oportunidades de negócios, gerando empregos e renda”, afirmou Witzel.

Na capital portuguesa, Witzel manteve contato também com o deputado português Carlos Páscoa, eleito pelo círculo fora da Europa.

“Estive na reunião do governador do Rio com a CIP. Nessa altura, foram abordados temas como oportunidades de negócios nos dois lados do Atlântico. Essa reunião foi muito produtiva. Soube também que a comitiva de Witzel teve uma reunião muito interessante com a direção da TAP”, ressaltou Páscoa.

 

Inovação e tecnologia

Ainda em Lisboa, Witzel conversou com João Borga, diretor-geral da Startup Portugal. Em pauta esteve o acordo firmado entre o programa Startup Portugal e o Estado do Rio, em 2017, que previa a instalação de uma planta operacional e a implementação de políticas públicas voltadas para a atuação de empresas inovadoras.

“Nós capturamos a criatividade das pessoas e ajudamos disponibilizando espaço, e temos tido alguns sucessos nos últimos anos. Com essa iniciativa, geramos mais empregos. São cerca de 150 empresas incubadoras no País, muitas ligadas à criatividade. E queremos levar essa experiência para o Rio”, explicou João Borga.

Também presente nesse encontro, a vice-presidente executiva do festival Rock in Rio, Roberta Medina, comprometeu-se a “potencializar essas estruturas e incubadoras, levando atividades culturais e educativas para esses locais”.

 

Combate ao crime

No dia seguinte, 3, o governador do Rio participou no encerramento do  21° Seminário de Verão da Universidade de Coimbra, que contou com vários painéis, incluindo “Criminalidade Trans Estadual” e “Globalização Financeira”, assuntos relevantes para a segurança pública do Estado do Rio de Janeiro.

 

Investimento em energia

Já no dia 4, foi a vez de o governador Wilson Witzel se reunir com o presidente executivo da Galp, Carlos Gomes da Silva, em Lisboa, para falar sobre “a importância da agenda de óleo e gás para o Rio de Janeiro e tratar de novos investimentos da empresa no estado fluminense”.

“Viemos reforçar a importância de se investir no Rio de Janeiro, não só na exploração, mas também no refino de petróleo. O Estado está aberto para novas oportunidades também nas energias renováveis, solar e eólica”, afirmou Witzel.

O presidente executivo da Galp manifestou a intenção de ampliar os investimentos do grupo no Rio de Janeiro.

“É a primeira vez que vejo um governante falar com eloquência, objetividade e com uma pauta bem definida. O Brasil é o nosso principal destino de investimentos e estamos no Rio por isso”, salientou Carlos Silva.

A Petrogal, uma das empresas controladas pelo grupo Galp, está no Brasil desde 2000, e é atualmente a terceira maior produtora de petróleo e gás nesse país. Desde então, a empresa tem participado nas rodadas de licitação da Agência Nacional do Petróleo (ANP) do Brasil, adquirindo direitos de exploração de diversos campos.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo