Governo tem minoria dos indicados para comissão do Senado que vai analisar impeachment

Os líderes partidários já indicaram os nomes de representam os seus partidos na comissão do Senado que vai analisar a abertura de impeachment a Dilma Rousseff, excepto a coligação Partido dos Trabalhadores/Partido Democrático Trabalhista, no Governo, que só vai formalizar a indicação na sexta.

O governo está em minoria na comissão que estará constituída oficialmente na segunda-feira para analisar a abertura do impeachment já aprovada pela Câmara dos Deputados.

Os senadores do Partido dos Trabalhadores (PT), e de outros partidos reuniram-se com os ministros Nelson Barbosa, da Fazenda, e com o advogado-geral da União José Eduardo Cardozo. O partido com maior representação, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) indicou para presidente da comissão, o senador Raimundo Lira.

Sobre a questão do posicionamento dos integrantes da comissão, o presidente já tinha se declarado a favor do impeachment da presidente Dilma, mas atenuou a sua posição. “Eu não tenho uma posição porque eu não posso ter um juízo de valor se vou presidir a uma reunião com opiniões divergentes, senão não teria a condição de presidir”, disse o senador Raimundo Lira.

Entretanto o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) quer ficar com a relatoria da comissão e indicou o senador António Anastasia, mas o PT não concorda e vai nomear outro relator. “O relator deve ser uma pessoa imparcial e que tenha a característica de dialogar com todos os lados”, disse o senador Lindbergh Farias.

“Não compete ao PT estar a opinar sobre isso. A regra do processo é eleição. Nós vamos submeter a votos o nome do presidente e do relator da comissão e existe um entendimento entre os partidos que será respeitado”, retorquiu o senador Cássio Cunha Lima.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 condenam ataque do Irão a Israel

Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 condenam ataque do Irão a Israel

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 reuniram-se na ilha italiana de Capri entre esta quarta-feira e sexta-feira, 17 a…
Angola: PDP-ANA sai da CASA-CE

Angola: PDP-ANA sai da CASA-CE

O Bureau Político do Partido Democrático para o Progresso de Aliança Nacional Angolana (PDP-ANA) anunciou nesta quinta-feira, 18 de abril,…
Cabo Verde: UCID escolhe António Monteiro pela sexta vez para Câmara de São Vicente

Cabo Verde: UCID escolhe António Monteiro pela sexta vez para Câmara de São Vicente

O ex-líder da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID), António Monteiro, vai ser, pela sexta vez, candidato à Câmara de…
Macau: Governo português quer reforçar internacionalização da economia

Macau: Governo português quer reforçar internacionalização da economia

Em declarações à agência Lusa, o ministro da Economia de Portugal, Pedro Reis, destacou que a relação bilateral entre Portugal…