Brasil | Lusofonia

Ministros reúnem-se para rever as Estratégias em Saúde na CPLP

A IV Reunião de Ministros da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai decorrer a 26 de outubro, antecedida pela reunião do grupo técnico e uma reunião extraordinária da Rede de Institutos Nacionais de Saúde Pública (RINSP-CPLP), entre 24 e 26 de outubro, em Brasília. Os ministros vão rever o Plano Estratégico de Cooperação em Saúde (PECS-CPLP) para o período 2016/2018, trabalhada durante a Reunião Técnica do PECS-CPLP 2009/2016, decorrida no início deste ano, no Secretariado Executivo da CPLP, em Lisboa.

Os ministros vão também discutir os avanços e desafios para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, o novo ePORTUGUÊSe (plataforma de apoio ao desenvolvimento de recursos humanos na área da saúde dos países de língua portuguesa, fortalecendo a colaboração na área da informação e capacitação) e, também, as novas redes centradas nos bancos de leite humano e na telessaúde.

A Rede de Escolas Técnicas de Saúde da CPLP (RETS CPLP), constituída a 11 de zezembro de 2009, no Rio de Janeiro, é também um dos projetos prioritários, inserindo-se no eixo Formação e Desenvolvimento da Força de Trabalho em Saúde, devido ao caráter estruturante desempenhado pelas escolas formadoras de trabalhadores técnicos para o sistema de saúde. A RINSP/CPLP, constituída em março de 2011, em Bissau, é também um dos projetos prioritários no quadro do PECS/CPLP 2009-2016, na lógica de estruturação das redes de Institutos Estruturantes para promover o fortalecimento das respostas e soluções estratégicas dos sistemas de saúde pública dos Estados-membros.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo