Brasil

No Rio de Janeiro governo português divulga novas ações consulares baseadas na tecnologia

(C) e-Global

A secretária de Estado das Comunidade Portuguesas, Berta Nunes, apresentou no Rio de Janeiro, no último dia 11, nas instalações do Liceu Literário Português, na Zona Sul carioca, o Novo Modelo de Gestão Consular (NMGC), que apresenta uma grande aposta na vertente tecnológica. As palavras-chave são, segundo o governo luso, “simplificar, inovar e fidelizar”.

O novo modelo, cujo investimento previsto até 2023 ronda os cerca de seis milhões de euros, prevê a criação de uma ficha única de inscrição consular, a disponibilização de uma plataforma na Internet onde serão possíveis tratar atos consulares sem a necessidade de deslocação às instalações físicas dos consulados, a viabilização de pedidos de vistos por via eletrónica e, ainda, a atuação de um Centro de Gestão de Crises, que, dentre outras funções, irá auxiliar no apoio aos cidadãos portugueses em viagem no estrangeiro. Outros pontos estão ainda em “desenvolvimento e análise”.

Os objetivos centrais desse novo processo são assegurar o serviço consular permanente, a qualquer horário e dia, e em qualquer local do mundo, além de “autonomizar a gestão da tecnologia, agir em parceria e gerir crises externas”.

Para Berta Nunes, o trabalho consular português tem hoje grades desafios no mundo, mas é preciso agir para que os principais pontos de reclamação por parte dos utentes da rede consular sejam ultrapassados. E, de acordo com ela, a tecnologia irá ajudar nessas tratativas.

Em relação ao cenário vivido no Rio de Janeiro, Berta Nunes diz ter recebido informações positivas sobre o empenho da equipa consular local.

“Apesar das dificuldades, do aumento da procura, da pressão que existe neste momento tanto do ponto de vista da procura da nacionalidade portuguesa como dos vistos, o que verifiquei, e o que a própria comunidade me transmitiu foi um grande esforço feito pelo nosso Consulado-Geral e pela sua equipa para, apesar de toda essa pressão, responder com qualidade, e com cada vez mais celeridade, às necessidades da nossa população”, defendeu essa responsável.

O cônsul-adjunto de Portugal no Rio de Janeiro, João de Deus, realçou, após a apresentação do plano de ações do governo de Portugal, que todos os procedimentos relativos aos atos consulares disponíveis estão devidamente explicados e orientados no sítio do Consulado-Geral de Portugal do Rio, que foi recentemente modernizado, o que faz com que grande parte dos utentes tenham as informações necessárias antes mesmo de se deslocarem ao consulado. Ainda segundo João de Deus existem informações também na página do referido Consulado na rede social Facebook.

– Para aceder ao sítio do Consulado, siga o caminho http://consuladoportugalrj.org.br/

– Para conhecer o Facebook do Consulado, procure por @consuladogeraldeportugalrj

“A colaboração dos Consulados-Gerais com as associações da nossa comunidade tem sido reconhecida em todos os locais onde estive. Já tive a oportunidade de parabenizar o trabalho do nosso consulado no Rio e das instituições e associações, por estarem a trabalhar em conjunto para que se possa dar uma resposta cabal a todas as necessidades da nossa comunidade”, reforçou Berta Nunes sobre a conexão entre a entidade consular no Rio e a comunidade e o trabalho associativo portugueses na cidade maravilhosa.

Durante o evento no Liceu Literário, estiveram presentes o embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, o cônsul-geral de Portugal no Rio, Jaime Leitão, o presidente do Real Gabinete Português de Leitura e do Liceu Literário Português, Francisco Gomes da Costa, o presidente do Conselho das Comunidades Portuguesas, Flávio Martins, além de membros da comunidade luso-brasileira.

 

Rota de inaugurações

Durante esta que foi a sua primeira visita oficial ao Brasil, Berta Nunes manteve contato com a comunidade portuguesa em São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte.

Em solo brasileiro, a secretária de Estado inaugurou as novas instalações do Consulado-Geral de Portugal em Belo Horizonte e visitou os Consulados-Gerais em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Salvador, além do Escritório Consular em Santos.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo