Brasil | Cultura

Potencialidades de Portugal vão ser apresentadas no Rio de Janeiro e São Paulo

Nos próximos dias, uma lista extensa de ações, promovidas por entidade governamentais e particulares, vão divulgar as potencialidades de Portugal no Brasil. Vinhos, gastronomia, cultura e música são exemplos de temas que irão movimentar as relações luso-brasileiras, gerando emprego e oportunidades de negócios.

Entre os dias 6 e 9 de junho, as instalações da Cidade das Artes, no bairro da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, vai receber a segunda edição do Portugal 360. O evento irá mostrar Portugal sob as perspectivas do Turismo, Arte urbana, Negócios, Cultura, Gastronomia, Música, Estudos, Vivência no país, Investimentos, Desporto, Literatura, Vinhos, Cinema, Grafittis, Compras, Luxo e Surf.

Informações consulares e lazer vão também fazer parte dos quatro dias de evento. Serão ainda apresentados novos destinos de viagens em Portugal e programas de ensino das universidades portuguesas.

Portugal 360 é uma iniciativa organizada pelo Turismo de Portugal em parceria com o Consulado-Geral de Portugal no Rio de janeiro e conta com o apoio da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e do Instituto Camões. O evento terá acesso gratuito.

“Durante quatro dias, quem visitar a Barra da Tijuca vai viver uma experiência completa do país eleito melhor destino do mundo pelo World Travel Awards, pelo segundo ano consecutivo. Como Portugal tem uma gastronomia tão rica e variada, este ano, queremos surpreender a todos com a criação de uma réplica dos mercados e das tascas portuguesas, onde vários chefs cozinharão ao lado de brasileiros para criar deliciosas cumbucas e petiscos. Na área da gastronomia, vamos ter ainda um espaço dedicado aos vinhos do país”, conta o Turismo de Portugal.

Uma das novidades da edição 2019 é a realização, pela primeira vez no Brasil, do Festival Iminente.

“Com curadoria de Alexandre Farto aka Vhils e da Galeria Underdogs, o evento reúne o que de melhor se faz ao nível da música e arte pública, estabelecendo a ligação entre os talentos da comunidade lusófona e apostando no fortalecimento de laços entre artistas portugueses e os seus congéneres brasileiros, bem como na sua projeção a nível mundial. Depois de Lisboa, Londres e Xangai, o festival que se realiza desde 2016 atravessa agora o Atlântico”, explica a assessoria de comunicação do Portugal 360.

A Cidade das Artes vai receber também uma programação ampla no campo da música e das artes visuais, com a criação de peças por Add Fuel, Finok e ±MaisMenos±. Haverá espaço ainda para um workshop de Stencil com Add Fuel, a projeção do filme “Have you Seen the Listers?” e um debate sobre “Narrativas de Luta nas Ruas e nas Redes” que junta os brasileiros dos Media Ninja e o português ±MaisMenos±. Na música, Shaka Lion convidou Carlos do Complexo e DKVPZ para o acompanharem na seleção musical. Hiran + Majur, DJ Nigga Fox, Allen Halloween e DJ Marfox completam um alinhamento de luxo.

 

Fado no “cardápio”

Principal estilo musical de Portugal, o Fado não poderia ficar de fora da programação. A cidade maravilhosa vai receber os concertos de António Zambujo, no dia 7 de junho, e de Carminho, dia 9, no âmbito do Festival do Fado 2019.

Carminho é considerada a grande voz do Fado e uma das artistas portuguesas com maior projeção internacional. No Brasil, ela vai apresentar o seu novo álbum “Maria”. Por sua vez, António Zambujo, vencedor de prémios de “Melhor Intérprete Masculino de Fado”, pela Fundação Amália Rodrigues, é detentor de uma carreira de sucesso na música portuguesa.

Os dois fadistas vão se apresentar também em São Paulo, no Teatro Opus. Carminho canta dia 10 de junho e António Zambujo, dia 11.

A diversidade artística será um marco nesta edição. Este ano, a programação cultural do Portugal 360 vai contar com a presença, pela primeira vez no Brasil, de Júlio Resende, um dos mais internacionais pianistas portugueses.

“Na última edição, cerca de 18 mil pessoas visitaram a Cidade das Artes para conhecer um pouco de um país autêntico, genuíno e diversificado, que não para de surpreender quem escolhe para passear, viver ou investir.

 

Enologia como ponte entre os dois países

O já tradicional Vinhos de Portugal, evento promovido no Brasil pelos jornais O Globo, Valor Económico e Público, volta a ter lugar no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Na cidade maravilhosa, enólogos e produtores de vinhos irão receber o público entre os dias 31 de maio e 2 de junho, no Casa Shopping, na Barra da Tijuca. Em São Paulo, o mundo dos vinhos portugueses será apresentado no shopping JK Iguatemi entre os dias 7 e 9 de junho.

O evento possibilita o contato do público com mais de 600 rótulos, cerca de 80 produtores, além de sessões de degustação, cursos e provas.

Vinhos de Portugal traz ao Brasil também as apresentações musicais de Adriana Calcanhoto, Tiago Bettencourt e Márcia.

 

Folclore em alta

A Casa de Vila da Feira e Terras de Santa Maria, na Tijuca, Zona Norte do Rio, vai sediar o Festival do Folclore Português no dia 2 de junho.

O evento irá reunir 13 grupos e dezenas de folcloristas portugueses, brasileiros e lusodescendentes que mantém vivas as tradições folclóricas de várias regiões de Portugal.

Este será o primeiro evento do tipo após o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, ter decidido tornar, a pedido da deputada estadual Martha Rocha, o Folclore Português como património imaterial do Estado.

Segundo especialistas consultados pela nossa reportagem, a economia gerada em torno destes eventos ajuda na promoção do emprego e ligações comerciais entre a comunidade portuguesa no Brasil e os brasileiros.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo