Brasil

Brasil: Quénia pode renunciar aos Jogos Olímpicos por causa do vírus Zika

Devido às recentes notícias sobre o vírus «Zika» que, ao que se tem apurado tem maior incidência no Brasil onde se irá realizar os Jogos Olímpicos de 2016, mais concretamente no Rio de Janeiro, o Comité Olímpico do Quénia poderá renunciar à sua participação se a epidemia do se agravar.

Kipchoge Keino, presidente do Comité Olímpico do Quénia, não estará disposto a expor os atletas do seu país ao vírus pelo que poderá optar por não participar nos Jogos deste mesmo ano, no entanto, garantiu que os dirigentes olímpicos quenianos vão «aguardar até ao último minuto».

Transmitido pela picada de mosquitos do género Aedes, as autoridades sanitárias suspeitam que o Zika seja a causa de numerosos casos de deformações congénitas em bebés cujas mães foram contaminadas durante a gravidez.

Os sintomas e sinais clínicos da infeção pelo vírus são muito parecidos com os da gripe, provocando febre, erupções cutâneas, dores nas articulações, conjuntivite, dores de cabeça e musculares.

Geralmente, os sintomas começam a desaparecer quatro ou cinco dias depois. O período normal de incubação varia entre três a 12 dias

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo