Cabinda: FLEC-FAC aceita cessar-fogo proposto pela ONU mas reserva direito à legitima defesa

Reservando o direito à legitima defesa, a Frente de Libertação do Estado de Cabinda (FLEC-FAC) anunciou esta quarta-feira, 7 de Outubro, que a organização separatista “acolheu positivamente o apelo de um cessar-fogo mundial, lançado a 2 de Outubro de 2020 pelo secretário-geral da ONU António Guterres, a fim de permitir um combate eficaz contra um inimigo mundial comum, a pandemia Covid-19”, refere um comunicado assinado pelo porta-voz do movimento, Jean Claude Nzita.

A FLEC-FAC decreta, “pela segunda vez, a aplicação de um cessar-fogo em todo o território de Cabinda, reservando o direito à legítima defesa sempre que for alvo de ataques, ou a população de Cabinda, pelas Forças Armadas Angolanas (FAA) que nunca respeitaram os apelos proferidos pelo secretário-geral da ONU”, precisa a organização.

No mesmo documento a FLEC-FAC lembra que tem respeitado os apelos do secretário-geral da ONU e “espera obter um reconhecimento público” de António Guterres do “esforço e boa vontade sempre demonstrada pela FLEC-FAC”assim como solicita ao secretário-geral das Nações Unidas que “reforce a sua mensagem junto da presidência e governo angolano a fim que as suas forças armadas cumpram efectivamente o cessar-fogo em Cabinda”.

“A direcção político militar da FLEC-FAC declara que o cessar-fogo tem efeito imediato em todo território de Cabinda, e ordena a todos os seus militares que mantenham uma posição apenas defensiva”, lê-se no mesmo documento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

O presidente do Movimento para o Progresso – Partido Novo, Abílio Espírito Santo, tem partilhado a sua experiência como emigrante durante…
STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

Os maiores partidos de São Tomé e Príncipe, MLSTP e ADI, encerram a campanha eleitoral nesta sexta-feira, 23 de setembro, fazendo os…
NASA: Com a cabeça na lua

NASA: Com a cabeça na lua

E eis que a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) volta a estar nos holofotes da comunicação social. Tudo…
“Conversas Europeias” – Isabel Santos traz Raphael Glucksmann a Portugal

“Conversas Europeias” – Isabel Santos traz Raphael Glucksmann a Portugal

Isabel Santos A eurodeputada Isabel Santos vai organizar em Portugal um conjunto de debates sob o nome “Conversas Europeias”.  Depois…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin