Cabinda

Cabinda: Intensificação dos combates entre a FLEC e as FAA já causou 15 mortos

Arquivo

Os combates entre as Forças Armadas Angolanas (FAA) e a Frente de Libertação dos Estado de Cabinda (FLEC) intensificaram-se nos últimos dias tendo sido já registadas numerosas vítimas e a deslocação das populações que vivem nas aldeias nas áreas palco dos confrontos.

Insistindo que pretende prosseguir com o cessar-fogo, apesar das “provocações militares das FAA”, a FLEC reivindica a “legitima defesa face à violenta ofensiva das tropas angolanas”.

De acordo com dois comunicados difundidos pela FLEC a 6 e 8 de Junho, as FAA lançaram uma vasta ofensiva contra posições das Forças Armadas Cabindesas (FAC), braço armado da FLEC, nas aldeias Macama-Nzila e Ndongu-Buba a cerca de oito quilómetros da fronteira com a República Democrática do Congo (RDC), que forçou as FAC a “responderem às provocações do inimigo”.

Segundo o o General António do Rosário Luciano, porta-voz do Estado Maior General das FAC, o “objectivo da operação angolana era capturar um oficial superior” das FAC, mas as FAA foram surpreendidas por unidades da forças especiais dos comandos da FLEC/FAC.

Os combates, que decorreram desde as 03:00 horas de 6 de Junho até às 09:00 horas de domingo 7 de Junho, atingiram a aldeia congolesa de Kai-Nsitu onde 13 militares angolanos morreram, 11 ficaram feridos e dois combatentes das FAC perderam a vida, entre os quais o comandante operacional Estanislau Sumbo Gomes.

No final dos combates os militares das FAC recolheram diverso material militar, sete AK47 e o bilhete de Identidade de um soldado angolano morto, confirmou o General António do Rosário Luciano.

Fontes locais confirmaram a violência dos combates e adiantaram que “mais corpos de soldados das FAA têm sido encontrados nas matas”. As mesmas fontes indicaram que três soldados angolanos “em fuga” perderam-se acabando por ser capturados por militares congoleses.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo